(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

´Mais que reposição, há que se discutir a corrupção no Detran´


01-06-2015 10:06 - DOUGLAS TRIELLI

“O sindicato do Detran já fez uma greve neste ano. Esta é a segunda greve em 150 dias. Respeito a posição deles, mas esta não é a posição do Fórum Sindical”.

A declaração é do governador Pedro Taques (PDT), que voltou a justificar o parcelamento, em duas vezes, do pagamento de 6,22% referentes à reposição inflacionária salarial (Revisão Geral Anual), de 2014, ao funcionalismo público estadual.

Segundo Taques, as reuniões entre os sindicatos e o Executivo para tratar do assunto ocorreu de forma “democrática”, com a participação de todos os presidentes, representados pelo Fórum Sindical, e com direito à fala.

ara ele, a proposta apresentada foi a que estava ao alcance do Governo, considerando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), no que se refere à receita para gastos com pagamento de pessoal.

“Não podemos estourar o limite prudencial e legal da Lei de Responsabilidade Fiscal, sob pena, por exemplo, de não termos mais condições de admitir mais 1300 policiais. Eles custam R$ 19,6 milhões, somente em salário”, afirmou.

“Neste primeiro quadrimestre, já tínhamos estourado a LRF. Então, no segundo quadrimestre, não tínhamos condições para pagar. Agora, ao que me parece, vem o pagamento do FEX. Então, no último quadrimestre, terei condições, porque terá baixado no limite prudencial”, disse.

Além disso, Taques rebateu a proposta do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran), de que o pagamento da reposição poderia ser feito por meio da arrecadação do órgão - de R$ 1,5 milhão por dia -.

De acordo com o governador, a proposta é inconstitucional, pelo fato de que o tratamento deve ser “isonômico para todas as categorias”.

“Peço desculpas, como governador, ao cidadão que não está sendo atendido da melhor forma no Detran, e isso é um fato, em razão da greve. Estamos trabalhando para que essa situação mude. Entendo que os servidores precisam ganhar bem, mas, neste momento, não tenho condições para fazer isso”, afirmou.

Corrupção no Detran

Taques afirmou, ainda, que tem trabalhado para retirar “esqueletos” do Detran.

Segundo ele, o presidente do Detran, Rogers Jarbas, tem buscado investigar todo tipo de irregularidade no órgão.

“Mais do que discutir a questão da reposição, que vejo que é importante, temos que discutir a corrupção no Detran. Temos que discutir o melhor atendimento para o cidadão. Esse tema, quero discutir com todos, inclusive, com os servidores”, disse.

“A ordem não é somente limpar a corrupção, mas o próprio pátio do Detran. Aliás, o presidente do Detran carregou com suas mãos vários carros que estavam parados lá há muito tempo.”, completou.

Reposição polêmica

Na última semana, o governador dividiu a reposição inflacionária de 6,22%, em duas parcelas de 3,11%. A decisão não agradou parte dos servidores.

Durante reunião com líderes do Fórum Sindical, o secretário de Gestão, Júlio Modesto, propôs que o pagamento da segunda parcela seja feito em novembro deste ano. A primeira parcela irá cair na folha deste mês.

Ainda na proposta apresentada pelo secretário, o retroativo referente à correção inflacionária do período entre maio e novembro será pago em janeiro de 2016.

Alguns sindicatos como o Sinetran rejeitaram a proposta e chegaram a paralisar as atividades.  


Deixe Seu Comentário


Links rápidos