(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

EMBATE: Fórum Sindical já repudia o Sinetran, aponta injúria e ameaça com ação


29-05-2015 13:46 - Jacques Gosch

As 24 entidades que compõe o Fórum Sindical de Mato Grosso divulgaram nota repudiando o Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran) e outras categorias que não participaram da reunião com o governo do Estado no última segunda (25). O grupo, liderado pelo sindicalista Gilmar Brunetto, alega ter sofrido acusações e injúrias devido a postura adota na ocasião e promete tratar as atitudes que considera agressivas e desrespeitosas na esfera judicial.

A divisão entre os sindicatos que representam os servidores públicos de Mato Grosso começou porque o Sinetran e outras categorias foram impedidos de participar da reunião com o Executivo. Enquanto os barrados afirmam que o Fórum Sindical os impediu de acompanhar o encontro porque não aceitam o parcelamento da reposição salarial de 6,22% oferecida pelo governo do Estado, o grupo liderado por Gilmar Brunetto sustenta que a decisão de barrá-los foi tomada devido a não participação no debate preparatório.

“Destacamos que via canal de comunicação oficial, convidamos todas as entidades que congregam o fórum sindical para participarem da reunião preparatória, onde definimos a pauta e distribuímos os crachás para a reunião com o governo. A prova de que todas as entidades foram convidadas é que mais de 20 sindicatos e associações compareceram à reunião preliminar e também participaram da reunião com o governo”, diz trecho da nota.

Além disso, o Fórum Sindical afirma que muitas entidades de classe se aproveitando da força da organização, se infiltraram nas reuniões para tratarem de questões individuais e de assuntos que não contemplavam a coletividade. “Por derradeiro, reiteramos o compromisso de luta por melhores condições de trabalho e de vida dos mais de 50 mil servidores públicos do Estado de Mato Grosso, sem deixar que influências políticas contaminem o nosso ideal de defesa dos servidores públicos”, completa o documento.

O governo do Estado reafirmou que irá conceder reajuste de 6,22% a todos os servidores de Mato Grosso neste ano. Em maio, o Executivo já pagou 3,11% do Reajuste Geral Anual (RGA) e propôs o pagamento da outra metade em novembro. Além disso, firmou compromisso de quitar em janeiro de 2016 o valor retroativo dos meses de maio a outubro, em uma única parcela.

Os servidores do Detran, por sua vez, decidiram em assembléia nesta terça (26) que não aceitam a proposta de apenas 3,11% da reposição do INPC para maio e os outros 3,11% apenas para novembro. A categoria exige que o governo do Estado abra agenda de negociação e deve paralisar as atividades nesta sexta (29).

Outro Lado

A presidente do Sinetran Daiane Renner afirmou que não tomou conhecimento da nota de esclarecimento divulgada pelo Fórum Sindical.

A sindicalista também declarou que a posição da entidade se tornou publica logo após o episódio da última segunda, no Palácio Páiaguás.  


Deixe Seu Comentário


Links rápidos