(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Governador agenda visita de chineses para firmar parceria


29-05-2015 12:58 -

O governador Pedro Taques (PDT) começa prospectar Mato Grosso para o exterior e após ida para os Estados Unidos ele agora apresentou os números do Estado para os chineses que devem agendar uma visita nos próximos dias. Esta proximidade pode significar uma parceria para construção de uma ferrovia.

Taques pensa em reduzir o tempo para escoar a produção de Mato Grosso via o oceano Pacífico rumo à China. Taques explicou que, com uma ferrovia passando por Lucas do Rio Verde, pelo Estado de Rondônia e chegando ao Pacífico, os produtos mato-grossenses chegariam ao mercado consumidor asiático com 15 dias a menos do que o praticado atualmente.

O chefe do Executivo disse ter conversado com o embaixador Li Jinzhang sobre a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) sobre a possibilidade, inclusive, de convênios. Além da possibilidade de outros traçados que possam ser oferecidos para iniciativa privada.

Porém, para que a parceria internacional ocorra, Taques ressalta a necessidade de garantir um ambiente jurídico e negocial saudável. Ele explicou que com relação à ferrovia, o secretário de Estado de Planejamento, Marco Marrafon, tem trabalhado para estruturar as questões de concessões e também da Parceria Público-Privada (PPP).

“Precisamos criar um ambiente negocial saudável nas Secretarias de Fazenda e Meio Ambiente e isso que estamos fazendo nestes 150 dias”, afirmou.

Ele ressaltou ainda que os números apresentados sobre Mato Grosso surpreenderam as autoridades da China. O governador mostrou os dados positivos da economia mato-grossense e ressaltou a importância de um sistema de logística moderno e eficiente para escoar a produção de bens de consumo e matéria-prima produzidos no Estado.

Outra proposta apresentada pelo governador aos chineses é de que uma província daquele país possa atuar como coirmã de Mato Grosso, principalmente, para facilitar intercâmbio cultural, inclusive com relação ao aprendizado do mandarim. (A.M)
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos