(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Prefeitura de Cuiabá busca recursos para colocar hospital em operação


25-05-2015 12:14 -

Quase um mês após inaugurar a obra do Hospital São Benedito, na esteira das comemorações do aniversário de Cuiabá em abril, a Prefeitura municipal deverá buscar ainda na semana que vem, em Brasília, recursos do Ministério da Saúde para iniciar e manter o funcionamento da nova unidade. O intuito do prefeito Mauro Mendes (PSB) é dividir com os governos federal e estadual os custos mensais da nova unidade, estimados em R$ 7 milhões. Uma reunião entre representantes do estado e do Ministério está marcada para a próxima quinta-feira (28).

Da parte do estado já foram anunciados repasses mensais de aproximadamente R$ 2,5 milhões para o custeio do Hospital São Benedito. O valor é equivalente a 30% do total das despesas mensais, proporção com a qual geralmente os governos estaduais se comprometem em empreendimentos de saúde pública, enquanto o governo federal disponibiliza outros 60% e o município, 10%.

Segundo anunciou a Prefeitura no ato de inauguração da obra do hospital, a meta era de conseguir, em até 45 dias, pactuar junto ao governo federal os repasses para a manutenção do hospital.

Enquanto isso, o município já iniciaria – por meio da Empresa Cuiabana de Saúde - o processo seletivo para contratação de profissionais de saúde e da área administrativa para atuar na unidade.

O processo seletivo já foi aberto pela Prefeitura e, na próxima semana, as secretarias municipal e estadual de Saúde deverão assinar um convênio para a gestão compartilhada da unidade lançada pela Prefeitura. E, se for cumprido o cronograma estipulado pelo prefeito, a expectativa é de que o hospital comece a funcionar em meados de junho.

Localizado no bairro Quilombo, o Hospital São Benedito consiste na estrutura do antigo Hospital das Clínicas, unidade privada que deixou de funcionar há mais de dez anos. Destinada ao atendimento de cirurgias eletivas de alta complexidade, o hospital deverá atender à demanda estadual operando integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos