(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

42 municípios de Mato Grosso têm alta incidência de dengue


21-05-2015 13:38 -

O número de casos de Dengue e de Febre Chikungunya tem aumentado no estado, deixando os municípios mato-grossenses em alerta. Segundo dados do boletim epidemiológico da área de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), dos 141 municípios 42 apresentaram alta incidência para a doença, com índice superior a 300 casos por 100 mil habitantes.

Do total de casos de dengue, até o dia 9 de maio foram registrados 9.341 notificações, 27,66% a mais comparando ao mesmo período do ano de 2014, quando 7.317 casos foram notificados. Atualmente, há cinco casos de óbitos notificados, sendo um confirmado para dengue e quatro aguardando resultado de exame.

De acordo com o boletim, em Cuiabá já foram registrados 892 casos de dengue, contra 700 registrados no mesmo período do ano passado. O município campeão é Sinop, que já registrou, neste ano, 1.503 casos da doença.

O boletim também confirmou o aumento de casos suspeitos de Chikungunya, ao todo foram 47 casos notificados. Destes, 18 já foram descartados após análise laboratorial, 29 estão em investigação e um caso foi confirmado. O caso é importado e a vítima adquiriu a doença na Guiana Francesa, chegando ao Brasil fora do período de viremia.

Para intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle da doença a Secretaria de Estado de Saúde (SES) vem monitorando semanalmente a progressão dos casos e orientando para que cada município intensifique suas ações no combate ao mosquito transmissor das doenças.

Atividades de vistoria, orientação e prevenção serão reforçadas, principalmente nos municípios silenciosos e de maior incidência.

Além disso, capacitações são realizadas com os profissionais, com o objetivo de habilitar médicos e enfermeiros para a detecção precoce dos casos, atendimento oportuno, tratamento adequado e reabilitação dos mesmos, quando se fizer necessário.

Alguns cuidados simples podem ser tomados por todos em suas residências para evitar o acúmulo de água parada, como fechar a caixa d’água de forma adequada; não acumular vasilhames, lixos e embalagens no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta. (Com Assessoria/SES)  


Deixe Seu Comentário


Links rápidos