(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

CUIABÁ: Não há surto de meningite, diz SMS


21-05-2015 13:37 - YURI RAMIRES

Foi descartado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) o suposto surto de meningite no hospital e maternidade Femina, em Cuiabá. O boato se espalhou nos últimos dias por meio das redes sociais após a unidade atender uma criança com o quadro de meningite viral, que não apresenta risco de contaminação. Só neste ano, conforme o município, 37 casos da doença foram registrados.

De acordo com a SMS, a última notificação recebida foi no dia 12 de maio. Dados divulgados pela secretaria dão conta de que só neste ano 37 casos da doença foram notificados em Cuiabá. Já no ano de 2014, foram 120 casos, que resulta em cerca de aproximadamente 11 casos por mês. Não há registros de óbito em decorrência da doença.

A última notificação recebida é justamente do paciente diagnosticado na Femina, fato confirmado pela unidade. “Há cerca de 10 dias o hospital recebeu uma criança de pouco menos de dois anos com suspeita de meningite viral”, esclareceu a unidade.

Sendo assim, foram adotadas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde, como o isolamento do paciente por até 72 horas após o início do tratamento com antibióticos. O caso de meningite viral foi confirmado. “Hoje a criança está estável e não apresenta nenhum risco de contaminação”, disse a direção da unidade.

A Femina classificou ainda a situação como “um caso isolado e dentro da normalidade”, informando a vigilância epidemiológica e realizando as medidas de precaução, para evitar a disseminação da doença. Sendo assim, descaracterizou o caso de surto hospitalar.

“Que são caracterizados pela presença de dois ou mais casos da doença infectocontagiosas com claro vínculo epidemiológico, ou seja, quando se evidencia transmissão intra-hospitalar deste tipo de enfermidade, o que não se caracteriza neste caso”, explicou.

A DOENÇA - A meningite é uma inflamação na região do cérebro e da medula espinhal, que ocorrem nas membranas conhecidas como meninges. Como apresentam diversos tipos da doença, em cada caso, ela apresenta um sintoma específico.

A inflamação pode ser causada por infecções virais, bacterianas ou por outros micro-organismos, como os fungos. Se não tratada, pode matar o paciente. Os sintomas mais conhecidos são dores de cabeça, especialmente na nuca, febre alta, confusão mental, alteração do nível de consciência, vômitos e intolerância à luz e a sons altos.  


Deixe Seu Comentário


Links rápidos