(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

INPC: Servidores do Detran paralisam por 24h


20-05-2015 13:58 - Simone Ishizuka

Servidores do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) vão cruzar os braços por 24 horas nesta quinta-feira (21), devido a medida do governo do Estado em recompor apenas 50% das perdas inflacionárias do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), sobre os subsídios na data-base de maio deste ano. Representantes do executivo estadual devem apresentar uma nova proposta na próxima semana.

A paralisação geral dos 840 servidores de todo o Estado começa a partir das 8h da manhã, e uma manifestação está prevista para o mesmo horário na guarita da sede geral do órgão, localizado no Centro Político de Cuiabá. A expectativa é que as atividades voltem no próximo dia 22 (sexta-feira).

De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores (Sinetran), Daiane Renner, o protesto serve para chamar a atenção do governo em apresentar garantias sobre o pagamento integral do INPC.

“A promessa foi de verificar a possibilidade de estabelecer os percentuais que serão pagos a cada mês. Ainda assim sem garantia alguma de que sejam retroativos. Nós não concordamos com o parcelamento e reivindicamos o pagamento integral dos 6,22% a partir da data - base, como manda a lei e a constituição federal”, afirmou.

Uma assembleia geral está marcada para a próxima terça-feira (26), onde a categoria deve decidir quais rumos irá tomar sobre o assunto.

Outro lado

O governo do Estado garantiu que na próxima semana será apresentada uma nova proposta sobre a Revisão Geral Anual (RGA), relativas aos salários de servidores do Estado. O anúncio foi resultado da reunião, realizada nesta terça-feira (19), entre o secretário de Gestão, Júlio Modesto e o Fórum Sindical.

Na ocasião, o secretário reconheceu a manifestação dos sindicalistas quanto à falta de garantias por parte do governo no pagamento da segunda metade do INPC. Com isso, ele garantiu que vai se reunir com o governador Pedro Taques (PDT), juntamente com a equipe econômica, para a criação de um cronograma baseado na previsão de crescimento da arrecadação. Além disso, deve ser discutida a proposta em um projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos