(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

HOMENAGEM: Campanha reforça doação de leite materno


19-05-2015 14:06 - Simone Ishizuka

Em comemoração alusiva ao Dia Mundial da Doação de Leite Materno, celebrado nesta terça-feira (19), o Hospital Universitário Julio Müller (HUJM) fará um evento no próximo dia 21 para buscar reforçar a campanha de doação realizada pelo Banco de Leite da unidade de saúde. Em média, 53 litros de leite são doados através de 27 mães cadastradas.

De acordo com o hospital, a doadora que quiser disponibilizar o leite, pode entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Júlio Müller manifestando o interesse. Após o cadastro, uma visita técnica será agendada na casa da mãe para orientá-la sobre as técnicas de retirada do leite e armazenamento.

A equipe do hospital deixa frascos de vidro estéril que são recolhidos semanalmente na casa das doadoras. Desta forma, elas não precisam ir ao hospital. A exceção ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 21 de maio, quando cerca de 70 mães doadoras serão homenageadas com entrega de certificados e uma programação especial.

A responsável técnica pelo Banco de Leite, a nutricionista Marli Eliane Uecker, explica que o Júlio Müller tem dez leitos de UTI Neonatal e cinco Leitos na Unidade de Cuidados Intermediários e Método Canguru. Ela revela que todos os leitos ficam ocupados porque a maternidade do HUJM é de referência para partos de alto risco, fazendo com que a demanda de leite materno seja alta diariamente.

Conforme os bebês vão crescendo e ganhando peso, a nutricionista ressalta que o volume da dieta também vai aumentando, o que eleva o consumo de leite do Banco. “Portanto, não conseguimos manter um volume alto de leite humano pasteurizado em estoque no Banco. Inclusive, quando o volume da dieta aumenta, exemplo 40 ml de 3 em 3 horas, muitas vezes temos que alterar a dieta para um leite de fórmula. Não temos o volume suficiente e a prioridade é para os prematuros recém-nascidos de baixo peso. O ideal seria se tivéssemos um volume maior no estoque para que todas as crianças recebessem leite materno”, pontua Marli.

Para mamães que se interessarem pela ação, basta fazer um cadastro através do telefone 3615-7203 e aguardar as orientações. (Com assessoria)
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos