(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Consórcio e regionalização de hospital são temas de audiência pública


18-05-2015 19:17 - Folha Max

O secretário de Estado de Saúde, Marco Bertulio, participou de audiência pública na noite de sexta-feira (15.05) em Barra do Bugres, no Câmara dos Vereadores. O objetivo foi discutir a regionalização do Hospital municipal e o fortalecimento do Consórcio Intermunicipal de Saúde da região do Baixo da Serra.

Bertulio enfatizou que hoje a preocupação do Governo do Estado é atender a população. "Não podemos assumir nenhum compromisso que não possa ser honrado, que não possa ser cumprido. Precisamos nos organizar de forma resolutiva, pois se não organizarmos a porta de entrada não adianta colocar hospital que não vai dar, não há dinheiro que chegue. Vamos construir alternativas resolutivas e que caibam no bolso da gestão", ressaltou.

Para o secretário, é necessário que seja realizada uma conversa na região para saber qual a capacidade dos hospitais e o que cada um poderá atender e ser referenciado. "Estamos aqui para iniciar um diálogo com Barra do Bugres e os municípios da região e saber ao certo qual o tamanho do problema e como iremos resolvê-lo. O Estado quer ser parceiro e vamos ajudar, mas os municípios precisam pactuar entre si e estabelecer regras. Não vou falar as coisas que os municípios desejam ouvir. Como temos este hospital de Barra do Bugres, temos outros 54 hospitais no estado que também querem ser referência. Não podemos tomar decisão para agradar os senhores e sermos irresponsáveis", completou.

Bertulio afirmou ainda está sendo viabilizado junto a Assembleia Legislativa aporte financeiro para reduzir as filas e exames, consultas especializada e cirurgias, e o transporte sanitário através da aquisição de ambulâncias, que serão repassadas aos gestores municipais. "Vamos também priorizar a pactuação com os consórcios intermunicipais para poder garantir que a população seja atendida. Aqui vamos resolver essa situação muito rapidamente, pois o consórcio nos possibilita isso, já que nos traz esses documentos já validados e discutidos com os municípios da região. Nos próximos 20 dias, já podemos dar uma resposta".

Para o prefeito de Barra do Bugres e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da região Baixo da Serra, Júlio Florindo, a presença do secretário Marco Bertulio no município foi positiva, contudo destaca que ainda são necessários alguns ajustes e conversas para que tudo seja encaminhado. "Espero que agora o secretário, através do perfil técnico que a secretaria está assumindo, possa nos ajudar”.

O encontro contou com representantes das 11 cidades (Barra do Bugres, Tangará da Serra, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, Nova Marilândia, Denise, Arenápolis, Sapezal, Brasnorte e Campo Novo do Parecis) que fazem parte do consórcio, entre eles vereadores, secretários municipais de saúde e prefeitos.  


Deixe Seu Comentário


Links rápidos