(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Fórum sobre mortalidade materna, infantil e fetal será realizado em Mato Grosso


18-05-2015 15:15 -

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) realiza nos próximos dias 28 e 29 de maio o Fórum de Mobilização pela Redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal. O evento, que está em sua 4ª edição, vai reunir profissionais da área da saúde e gestores para discutir melhores estratégias para redução dos coeficientes de mortalidade no estado.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde, da SES-MT, o encontro é um momento importante para que se possa avaliar e discutir a política de assistência à mulher no ciclo gravídico-puerperal. “Durante os dois dias de Fórum profissionais poderão compartilhar conhecimentos e experiências, a fim de contribuir na assistência do período perinatal, que compreende desde o início da gravidez até o desenvolvimento da criança, em seus dois anos de vida”, explica.

Assuntos como Rede Cegonha, estruturação e organização dos Comitês e Comissões Técnicas de Vigilância do Óbito Materno e o impacto da judicialização na assistência materno-infantil serão abordados nas mesas redondas. O cenário da mortalidade materna, infantil e fetal no estado, assim como os coeficientes e indicadores de monitoramento serão também serão apresentados durante o evento. Ao final do Fórum serão pactuadas as ações propostas para a redução de ocorrência de óbitos evitáveis.

O evento será realizado no auditório da Sede das Promotorias de Justiça da Capital, localizado na Rua Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes, Edifício Dr. José Eduardo Faria - setor D, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

As inscrições vão até o dia 18 de maio. Para se inscrever é preciso preencher a ficha de inscrição, disponível no site da SES e encaminhar para o e-mail forummortalidade@gmail.com. De acordo com a comissão organizadora, serão disponibilizadas 250 vagas.

Números

Dados da Comissão Técnica de Vigilância do Óbito Materno e de Mulheres em Idade Fértil indicam que 35 óbitos maternos são registrados, em média, todo ano no estado. Em números absolutos, no ano de 2013, Mato Grosso registrou 53.039 nascidos vivos, 773 óbitos infantis (crianças menores de um ano), 533 óbitos fetais e 38 óbitos maternos.

Segundo o médico ginecologista e obstetra, Luiz Augusto Menechino, a qualidade de assistência no pré-natal é fundamental em uma gestação. “A não realização do pré-natal é um dos fatores que contribuem para os óbitos”, explica o médico. Além disso, a hipertensão e outras doenças que podem ser desenvolvidas durante a gestação estão entre os principais motivos que levam a morte de mães e recém-nascidos.  


Deixe Seu Comentário


Links rápidos