(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Blecaute - 80% de apagão nacional atinge MT


15-05-2015 15:00 - Priscilla Silva/ Gazeta Digital

Quatro estados brasileiros foram atingidos pelo apagão que aconteceu na noite desta quinta-feira (14). Além de Mato Grosso, os estados do Acre, Pará e Rondônia também foram prejudicados pelo desligamento que ocorreu às 19h11, horário de Mato Grosso. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que ocorreu a interrupção de 1.014 megawatts de carga de energia, sendo que dessa 838 megawatts afetou Mato Grosso, o que representa 80% da blecaute.

O desligamento foi em decorrência de uma falha verificada na LT 138kV Coxipó/Barro Duro, que é um dos equipamentos de transmissão, que fazem parte do Sistema Interligado Nacional.

Conforme a concessionária Energisa Mato Grosso, a interrupção afetou 93 dos 141 municípios de Mato Grosso, incluindo Cuiabá e Várzea Grande, a Baixada Cuiabana e as regiões Oeste, Centro Norte e o Nortão. Na região Sul, apenas Campo Verde, Nova Brasilândia e Planalto da Serra foram afetadas e não houve interrupção da região do Araguaia. No total, 72% dos consumidores ficaram sem energia, o que representa 897 mil das 1,243 milhão de unidades do Estado.

O problema que ocasionou a queda somente será esclarecido nos próximos três dias após reunião entre a ONS, o Ministério de Minas e Energia, as empresas concessionárias de distribuição de energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Deste encontro, a Operadora irá elaborar um relatório que será entregue a agência reguladora que dará um parecer sobre o caso, inclusive, não descarta a possibilidade de aplicação de penalidades às empresas responsáveis.

De acordo com o Operador Nacional a falha desencadeou em um desligamento automático da rede que ocorre para ser evitado um mal maior. O restabelecimento de energia começou a partir das 19h23 e realizado de forma gradativa. O religamento total foi registrado às 19h47.

Em menor proporção, cidades do sul do Pará foram atingidas com queda de aproximadamente 10 megawatts, Rondônia com 146 megawatts e Acre com 20 megawatts.

 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos