(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Apreensões de drogas aumentam 263% este ano


12-05-2015 15:20 -

De janeiro até abril deste ano, o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) apreendeu 443 quilos de drogas. O número corresponde a um aumento de 263% nas apreensões em relação ao mesmo período no ano passado, quando o grupo especializado apreendeu 122 quilos.

Ainda nos quatro primeiros meses deste ano, foram contabilizados 65% a mais de munições apreendidas, 175% de aumento no cumprimento no mandato de prisão e mais de 50% de aumento de veículos localizados e recuperados na faixa da fronteira. Todos os números são comparativos ao mesmo período do ano passado.

Um total de 98 policiais atua nos 983 quilômetros de fronteira seca e alagada que separam o Brasil e a Bolívia. Com mais de 200 quilômetros de alagamento ao longo do trajeto, atualmente o Gefron conta com três postos de fiscalização: Matão (no município de Pontes e Lacerda), Vila Cardoso (em Porto Esperidião), Avião Caído (em Cáceres), além da base do Gefron em Porto Esperidião. Os policiais também atuam em parceria nos seis postos fixos do Indea do Corixa, Corixinha, Las Petas, Fortuna, Ponta do Aterro e Marfil.

Desde o ano de 2011, quando iniciou o convênio com o governo federal por meio do programa Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), até o ano passado, já foram investidos R$ 26 milhões, contemplando 28 unidades da faixa de fronteira da Polícia Militar, 24 da Polícia Judiciária Civil, três da Politec, seis Núcleos de Inteligência da polícia, o Centro de Comando e Controle de Cáceres, Gefron e Canil Integrado.

Mato Grosso é um dos 11 estados que fazem fronteira com outros países que participam do programa, que tem como foco melhorar a estrutura material das unidades da segurança pública nas regiões de fronteira. (Com assessoria)
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos