(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Cuiabá e Várzea Grande promovem Dia D de vacinação contra gripe


08-05-2015 17:22 - Flor Costa/ Gazeta Digital

As secretarias de Saúde dos municípios promovem no próximo sábado (09) o Dia “D” de vacinação contra a gripe. A campanha de imunização que se iniciou no dia 04 deste mês segue até o dia 22, em todas as unidades de saúde. Em Cuiabá o inicio da campanha foi marcado por problemas de infraestrutura.
No Posto de Saúde da Família (PSF) dos bairros Lixeira e Baú, a vacinação não pode ser efetuada por causa da implantação do e-SUS. Pelo menos outras nove unidades também passarão pela mesma intervenção até domingo (10).

As falhas no ar condicionado na unidade de saúde do bairro Cidade Alta dificultaram os atendimentos, assim como as oscilações da rede de energia elétrica no Alvorada que causaram problemas com a geladeira onde ficam guardadas as vacinas.

Segundo a coordenadora de Imunização do município de Várzea Grande, Vitesinha Rosa Santos, a vacina contra a gripe confere cobertura de 12 meses contra os subtipos do vírus influenza: H1N1 (gripe A), H3N2 e B.

A coordenadora orienta que a vacina não contém vírus vivo em sua composição, portanto, não causa a doença. “A vacinação é segura, porém, deve-se levar em conta algumas situações como o fato do paciente estar gripado, com febre ou apresentar sintomas de dengue, nestes casos, a melhor opção é aguardar a melhora para se vacinar”, explica.

Vitosinha ressalta que a dose não deve ser aplicada em pessoas com histórico de alergia à proteína do ovo, componente ativo da injeção.

A campanha

Segundo o ministério da Saúde a vacinação é destinada a gestantes, crianças de seis meses até um dia antes de completar cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, trabalhadores da saúde, mulheres com até 45 dias de parto, portadores de doenças crônicas, população carcerária e funcionários do sistema prisional.

Para este ano, a meta do Ministério da Saúde, é imunizar 80% do público alvo. Durante toda a campanha o município disponibilizará 52 mil vacinas para a população.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações. (Com Assessoria) 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos