(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Taques visita SES frisa importância de servidores nas transformações propostas para a Saúde em MT


05-01-2015 19:17 - Ascom Sisma/ Jaqueline Siqueira

O governador Pedro Taques (PDT) realizou na manhã desta segunda feira (05 de janeiro) visita as dependências da Secretaria de Estado de Saúde. Juntamente com o gestor da pasta, Marco Bertúlio, o governador falou aos servidores sobre as medidas adotadas pela gestão e garantiu aporte político e financeiro ao novo Secretário de Saúde.

O govenador e o secretario de saúde tranquilizaram a categoria dizendo que os Decretos publicados no último dia 02/01/2015 em nada afetaria a categoria em especial o que trata o Decreto nº 3, que fala de anulação de reajustes salariais. Os reajustes previstos são frutos de acordo coletivo realizados na gestão anterior e sancionados pela Lei nº 10079 de 04/04/2014.

Bertúlio explanou sobre a pauta de referencia a ser debatida com os trabalhadores da saúde que visa ampliar o diálogo e tornar mais próxima à gestão do servidor.

Entre os pontos pautados pelo secretário como emergenciais estão a judicialização, os problemas de acesso aos serviços de saúde, as péssimas condições estruturais, falta de serviços básicos de saúde e o Modelo de Gestão das unidades por OSS. “É possível e nós sabemos como resolver estes problemas. 

Bertúlio afirmou ainda que as necessidades da população estarão sempre entre as prioridades da pasta, e conclamou os servidores, por meio do Sindicato, a contribuir com a gestão que não será de gabinete, mas de apoio mutuo.

Em seu discurso Taques enfatizou que a função humana da pasta da Saúde, que trata o bem maior que é a vida, e novamente frisou a necessidade de parceria entre os trabalhadores e a gestão. “Os servidores da SES são importantes para as transformações que propomos”, garantiu o governador.

O governador salientou ainda que irá motivar os trabalhadores e trazer novamente a tona o orgulho de ser servidor público, assim como ele sente. De antemão Taques informou que as reuniões como a feita nesta segunda feira serão rotineiras, e estipulou que mais ou menos em dois meses retorna a secretaria.

PRIORIDADES

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está entre as prioridades elencadas pela nova gestão, garantiu Taques. Por suas especificidades a Saúde será tratada de forma diferenciada.

Os servidores serão respeitados, frisou o chefe do Executivo Estadual, que enfatizou ainda os problemas financeiros que o Estado enfrenta, mas que mesmo diante deste panorama complicado irá buscar formas de garantir condições dignas de trabalho e para o atendimento da população mato-grossense. “Nós precisamos muito dos servidores de nosso Estado comprometidos com as melhorias necessárias”, concluiu.

O governador ouviu também os anseios da categoria, o primeiro a falar foi o servidor Otto Ten Caten, que também questionou quanto a permanência das OSS.

A segunda a usar da fala foi a vice presidente do Conselho Estadual de Saúde, Alzira Saldanha, que é servidora de carreira da SES lotada no MT Hemocentro. Alzira pediu a Taques a valorização das instancias de Controle Social, em especial na Saúde valorizar o órgão máximo de Controle que é o Conselho Estadual de Saúde. O governador se mostrou solidário e garantiu que não só o Conselho de Saúde, mas todos os Conselhos e órgãos de Controle Social serão valorizados, visto que é a manifestação da sociedade dentro dos poderes.

Em seguida, Oscarlino Alves, presidente do Sisma lembrou que o sindicato tem participado ativamente informando ao executivo os problemas em todos os níveis enfrentados na pasta, onde vem protocolando documentos de reivindicações dos trabalhadores desde a época em que o governador e o novo secretário estavam em transição de governo..

O caos na saúde é total, afirmou o presidente do Sisma, falta mão de obra, os trabalhadores estão sentindo dia a dia a desvalorização da atividade, enfrentam os problemas estruturais, falta de material e insumos para desempenhar suas funções. “Todos estes problemas impactam no cumprimento do papel central da Secretaria de Saúde que é o de atender o Usuário do SUS com dignidade e com serviços de qualidade”, afirmou Oscarlino.

Oscarlino enfatizou ao governador e ao secretário que os trabalhadores da Saúde querem estar ao lado da Gestão, auxiliando e promovendo saúde, mas que para desempenhar suas funções necessitam de um aporte, o que não foi dado nos governos anteriores. "Esse caos não é culpa do Trabalhador do SUS!".

Taques disse que os servidores devem ser considerados em todas as questões informadas, mas principalmente em qualidade de vida dentro do ambiente laboral, o que atualmente não possuem. “A Saúde não deve ser considerada apenas como ausência de doenças, mas sobre tudo na qualidade de vida. E por isso, buscando esta qualidade integral é que a equipe do governo buscou um servidor com perfil técnico e com conhecimento na pasta”, finalizou.

Já no final das falas o governador passou ainda a voz para a servidora Lucia Almeida, atualmente  lotada no Samu que relatou os problemas vivenciados na unidade. Ela narrou os fatos ocorridos na unidade que, segundo a servidora, foram repassados a Gestão de Pessoas da SES e demais responsáveis, mas que até a presente data não tiveram encaminhamento. “O Samu trabalha com muitos servidores comissionados, que nem sempre cumprem a jornada e quando questionados, passam a promover perseguição com os servidores de carreira”, desabafou.

O governador eleito finalizou a visita informando, novamente, aos trabalhadores da saúde sobre a situação financeira preocupante do estado, e lembrando que será necessário promover cortes, mas que a pasta está entre as prioridades.

No ícone acima disponibilizamos o Acordo de Resultados contendo o compromisso para os primeiros 100 (cem) dias de governo.

 

Galeria de Fotos
 

Galeria

Arquivos para download

Arquivo 1

Deixe Seu Comentário


Links rápidos