(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

CAOS NA SAÚDE: Lixo toma conta de prédio central da SES e obriga servidores a suspenderem atendimento


19-12-2014 13:32 - Jaqueline Siqueira

O acúmulo de lixo e o mau cheiro ocasionaram na manhã de hoje (19.12) a suspensão dos atendimentos e serviços administrativos realizados no prédio central da Secretaria de Estado de Saúde (SES), localizada no Centro Político e Administrativo, em Cuiabá/MT. Cansados da situação caótica e da falta de condições dignas de trabalho os trabalhadores realizam uma manifestação no pátio em frente à Secretaria, onde reivindicaram condições dignas e humanas para manutenção do atendimento aos usuários do SUS.

A situação de descaso é a mesma em outras unidades da SES que utilizam o serviço de limpeza terceirizado. A suspensão dos serviços ocorreu a mais de uma semana, sob alegação de falta de pagamento.

Em reunião realizada ontem (18.12) com secretária adjunta de Gestão Estratégica da SES/MT, Marlene Anchieta e com a assessora técnica, Fernanda Estrada o presidente do Sisma, Oscarlino Alves recebeu a informação de que os serviços de limpeza seriam retomados hoje pela manhã, mas a promessa não foi cumprida.

“O caos é absoluto nas unidades de saúde do Estado e está interferido diretamente no atendimento ao cidadão que sofre com o descaso nesta tão importante pasta. Sem ter condições de prestar atendimento digno ao usuário do SUS nossos trabalhadores também sofrem”, ressalta Oscarlino.

Entendendo não ter condições para manter o atendimento o presidente do Sisma interviu junto a Gestão da SES para conseguir a suspensão dos trabalhos na unidade. O presidente Sisma protocolou documento no Gabinete do Governador e para o secretário de Estado de Saúde comunicando o caos. Oscarlino afirma ainda que no período da tarde irá até a delegacia para formalizar Boletim de Ocorrência e em seguida ao Ministério Público Estadual denunciar o caso.

ASSEMBLEIA GERAL DA CATEGORIA: A Diretoria Executiva do Sindicato entendendo que a população precisa ser assistida de forma digna, equânime e integral decidiu por unanimidade convocar a Assembleia Geral da Categoria para debater e definir os encaminhamentos que serão dados à situação caótica em que se encontra a Saúde em Mato Grosso.

A assembleia está marcada para a próxima segunda-feira, 22 de dezembro, e irá ocorrer de forma descentralizada nas principais unidades da Capital e no interior. Na capital será realizada às 8h no Cermac, às 10h no Ciaps Adauto Botelho e às 14h Nível Central. Já no interior às 7h nos Hospitais Regionais e às 8h nas demais unidades administrativas.

Na pauta do debate da categoria está à falta de infraestrutura para atendimento ao usuário e o indicativo de greve.

A situação chegou a índices alarmantes, afirma o presidente do Sisma. “Atualmente até o serviço de limpeza nas unidades está precarizada. Como prestar atendimento digno a população sem a devida assepsia? A falta de medicamentos, de insumos de trabalho tem prejudicado o atendimento ao cidadão. Não podemos mais manter atendimento algum, e precisamos de uma resposta urgente do Executivo. Entendemos que a população anseia por isso, e não podemos penalizar ainda mais o povo que está reivindicando um direito que lhe assiste”, desabafa Oscarlino.
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos