(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Descaso na saúde: Sindicato convoca Assembleia Geral para debater possível indicativo de greve (Atualizada)


18-12-2014 15:03 - Jaqueline Siqueira

O caos absoluto nas unidades de saúde do Estado tem interferido diretamente no atendimento ao cidadão que sofre com o descaso nesta tão importante pasta. Sem ter condições de prestar atendimento digno ao usuário do SUS os trabalhadores da saúde também sofrem, e por isso, entendendo que a população precisa ser assistida de forma digna, equânime e integral é que a diretoria executiva do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Sisma-MT) decidiu por unanimidade convocar a Assembleia Geral da Categoria.

A assembleia está marcada para a próxima segunda-feira, 22 de dezembro, e irá ocorrer de forma descentralizada nas principais unidades da Capital e no interior. Na capital será realizada às 8h no Cermac, às 10h no Ciaps Adauto Botelho e às 14h Nível Central. Já no interior às 7h nos Hospitais Regionais e às 8h nas demais unidades administrativas.

Na pauta do debate da categoria está à falta de infraestrutura para atendimento ao usuário e o indicativo de greve. O Edital de Convocação para a Assembleia Geral veicula no Diário Oficial do Estado de nº 26.439, de 18 de dezembro de 2014 que circula nesta sexta feira (19/12).

A situação chegou a índices alarmantes, afirma Oscarlino Alves, presidente do Sisma. “Atualmente até o serviço de limpeza nas unidades está precarizada. Como prestar atendimento digno a população sem a devida assepsia? A falta de medicamentos, de insumos de trabalho tem prejudicado o atendimento ao cidadão. Não podemos mais manter atendimento algum, e precisamos de uma resposta urgente do Executivo. Entendemos que a população anseia por isso, e não podemos penalizar ainda mais o povo que está reivindicando um direito que lhe assiste”, desabafa.

O trabalhador da saúde deseja atuar de forma digna, analisa a dirigente sindical Ana Claudia Machado, e como voz dos trabalhadores da Saúde, vamos de forma conjunta reivindicar isso de forma efetiva.

Ana Maria Boabaid, membro do Conselho Estadual de Saúde (CES-MT) lembra que os trabalhadores da saúde são altamente qualificados e precisa ter respaldo da Gestão para atuar. “Temos servidores altamente capacitados, mestres e doutores, que podem contribuir com a construção do SUS em MT, como era feito no passado. Porém, eles precisam de respaldo para atuar com dignidade, o que nos últimos anos não tem sido permitido. Falta desde insumos básicos, até material de expediente”.

A diretoria executiva do Sindicato estima que até o final da tarde de segunda feira, 22 de dezembro, a categoria já tenha definido os encaminhamentos que serão tomados.

 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos