(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

É oficial - Marco Bertúlio será o próximo secretário de Saúde de MT


11-12-2014 18:27 - Ascom Sisma/ Luana Soutos

O governador eleito, Pedro Taques, anunciou há pouco o nome do secretário de Saúde de sua gestão, que terá início em 2015. O engenheiro sanitarista, Marco Bertúlio, que é servidor de carreira da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES), será o gestor.

O nome de Bertúlio já estava colocado pela imprensa local como um dos possíveis indicados por Taques. Ele foi o responsável técnico da Equipe de Transição de Governo.

No dia 13 de novembro, a diretoria do Sisma/MT esteve com Bertúlio para apresentar as demandas dos servidores da Saúde. Clique aqui para ler a matéria.

Nesta tarde, o novo governador oficializou, também, o nome de outros secretários de seu staff. Confira na matéria do site Gazeta Digital:

 

Taques anuncia 10 nomes; Veja a relação

Fernanda Escouto, repórter do GD

O governador eleito Pedro Taques (PDT) anunciou os nomes de 10 integrantes do primeiro escalão de sua gestão. Além de 2 integrantes do Ministério Público Estadual, ele nomeou para comandar as secretarias a partir de 1º de janeiro, muitos integrantes da equipe de transição. A divulgação foi feita na tarde desta quinta-feira (11).

À frente da Secretaria de Estado de Saúde (SES) estará o engenheiro sanitarista Marco Bertúlio, que fez parte do grupo de transição. Para o pedetista, a missão do novo gestor é “melhorar a saúde de Mato Grosso de uma vez por todas”.

Permínio Pinto, por sua vez, comandará a Secretaria de Estado de Educação (PSDB). É a primeira vez que um integrante de outro partido que não o PT assume a pasta em mais de 10 anos. “Mato Grosso tem índices horríveis na educação, um ensino médio entre os piores. Precisamos de um projeto estratégico e temos o dever de fazer muito mais”, destacou.

Já o promotor de Justiça Mauro Zaque comandará a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Ex-integrante do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) ele terá como foco a prevenção de crimes, “e ele vem contribuir com nossa gestão”, pontua o governador eleito.

Procurador de carreira, Patryck Ayala será o Procurador-Geral do Estado. Na opinião de Taques, a função da PGE é a de defender o Estado e não o governo. “O governo é temporário, o Estado não”.

Outra integrante do Ministério Público Estadual (MPE), a exemplo de Zaque, comandará a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a promotora de Justiça Ana Luíza Ávila Peterlini. Ela foi convidada no último dia 1º, aceitou o convite e definiu sua situação em reunião de aproximadamente duas horas com Taques.

O urbanista Eduardo Chiletto também foi confirmado no próximo governo. A partir de 1º de janeiro ele estará no comando da Secretaria de Cidades. A Casa Militar, que deverá perder o status de secretaria, será ocupada pelo Coronel da PM Ribeiro Leite. Já a Casa Civil, responsável pela interlocução com os demais poderes será ocupada pelo primo do pedetista, o advogado Paulo Taques.

Uma surpresa entre os nomes é a escolha de Eduardo Moura (PSB) que será secretário de gabinete de Política Regional. O nome dele não estava entre os cotados para integrar o staff. Ao lado dele, chefiará o gabinete José Arlindo.

Cotado para diversas secretarias, Gustavo Oliveira será o responsável pelo Gabinete de Projetos Estratégicos, que atuará no apoio às secretarias. Trabalhando junto com Bertúlio, ele terá, entre outras missões, a função de viabilizar a construção do hospital com cerca de 300 leitos, prometido por Taques durante a campanha. “Ele trabalhará com as outras pastas e, além da questão do hospital, trabalhará para a redução do analfabetismo, por exemplo”.

Os últimos secretários definidos por Taques deverão ser anunciados na próxima semana.

Aos nomes anunciados nesta quinta, somam-se os 5 secretários anteriormente confirmados, o jornalista Jean Campos na Comunicação, o agrônomo Seneri Paludo, que ficará com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico; o administrador Marcelo Duarte, com a Secretaria de Infraestrutura; o administrador e economista Júlio Modesto, que estará à frente da Secretaria de Administração e o advogado Marcos Aurélio Marrafon, com a Secretaria de Planejamento.
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos