(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Artigos

ARTIGO: Ambiente de trabalho favorável


09-12-2014 11:51 - Jackelyne Pontes

Uma das coisas que aprendi nesta década como funcionária pública, prestando serviço à Secretaria de Saúde do município de Cuiabá, é que o ambiente de trabalho é sagrado. Deve ser respeitado. Como o convívio é diário, os colegas acabam virando família e os problemas muitas vezes resolvidos em sessões coletivas de terapia. Não há como conviver com um clima desfavorável, não há como produzir, não há como alcançar metas se o ambiente é de animosidade.

As relações cotidianas devem ser sustentadas com base no orgulho mútuo, confiança e no gostar. Esse forte elo de credibilidade e respeito deve ser alimentado todos os dias, sempre permeado pela camaradagem e boa vontade. Admiro parceiros de trabalho que são honestos e possuem opinião própria, assim como aqueles que sempre sorriem e que têm uma palavra de estímulo e apoio.

O ambiente de trabalho nas empresas mais bem sucedidas é objeto de estudo no mundo inteiro, e cientistas se esforçam para encontrar uma fórmula de sucesso que faça com que o clima seja sempre favorável e a obter um padrão do que é um excelente ambiente para se trabalhar, com qualidade de vida e consequentemente com produtividade aumentada, motivação e sem frustrações.

A Organização Mundial da Saúde (2010) dimensiona a saúde, o bem-estar e a segurança no trabalho como aspectos de fundamental importância na produtividade, competitividade e sustentabilidade das organizações: “A riqueza do negócio depende da saúde dos trabalhadores” e define local de trabalho saudável como aquele em que “trabalhadores e gestores colaboram em um processo contínuo de melhoria para proteger e promover a saúde, o bem-estar, a segurança e sustentabilidade do local de trabalho".

Brigas, picuinhas e divergências devem ser resolvidas de maneira amigável. As reuniões de trabalhos devem ser pautadas no respeito e pensando no bem comum e, além disso, cada um deve cumprir as suas atribuições, deixando o papel de fiscalizador ou gestor para quem é designado para tal. O nosso grande problema é não nos concentrarmos nos nossos afazeres, e ainda ficarmos de olho na rotina dos demais colegas. Vivemos em espaços comuns e temos objetivos compartilhados, portanto, a observância das políticas de boa convivência é primordial. A dignidade das pessoas devem ser preservadas e o clima deve ser estimulante e produtivo, dinâmico e diversificado.

Independente do cargo que a pessoa ocupe, espera-se que o tratamento seja cordial e que a sinergia entre os profissionais seja preservada. É necessário partilhar informações, respeitar as atribuições, conferir crédito a quem de direito, cumprir metas e reportar-se prévia e diretamente ao responsável. Pessoas que prezam pela simpatia, atenção, disposição social e comunicam-se com os colegas de trabalho de forma adequada são valorizadas e alcançam o sucesso. Procure conhecer melhor as pessoas, mostrar empatia, bom humor e esforçar-se para chamar o colega pelo nome. É necessário prática diária.

Jackelyne Pontes é cirurgiã-dentista, filiada ao Sinodonto-MT (Sindicato dos Odontologistas do Estado de Mato Grosso) e escreve exclusivamente para este blog todo domingo - jackelynepontes@gmail.com 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos