(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Nova diretoria é empossada e assume Sisma/MT a partir de sexta-feira, 07 de novembro


10-11-2014 15:34 - Ascom Sisma/ Luana Soutos

 

Tomou posse nesta sexta-feira, 07 de novembro, em duas cerimônias realizadas de manhã e a tarde, a diretoria eleita em 23 de outubro para administrar o Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente (Sisma/MT), “Unidos pela nossa carreira e por amor ao SUS”.

 

A primeira cerimônia teve início às 10h na sede da Secretaria Estadual de Saúde (Nível central). Após um breve histórico do Sindicato, alguns servidores da SES demonstraram suas habilidades artísticas, “como forma de valorização dos servidores”, pontuou o mestre de cerimônia, Manoel Vicente (Kid Noel).

 

O Coral Pantanal, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), apresentou canções regionais e populares, como “Marcas do que se foi”, “Solamente una vez” e “Jardim da Fantasia”. Em seguida, o servidor Antônio Carlos Pechin tocou, na gaita e no violão - instrumentos dos quais é autodidata - o hino “A Internacional”, com um toque cuiabano.

 

Depois das apresentações, compuseram a mesa os membros da diretoria executiva: Oscarlino Alves de Arruda Júnior (presidente), Tatiana Neves de Souza (1ª vice-presidente), Sirlene Costa (2ª vice-presidente), Nadia Maria Boabaid (1ª secretária), Everaldo Miranda Soares (2º secretário), Sérgio Kiyoshi Matsuoka (1º tesoureiro) e Simone Verlangieri Carmo (2ª tesoureira). Os demais membros da chapa sentaram-se de frente para a mesa diretora (clique aqui para ler os nomes de todos os membros da nova diretoria).

 

Nesse momento, autoridades e representantes de entidades de apoio cumprimentaram os novos diretores. Representando o secretário estadual de Saúde, Jorge Lafetá, o secretário adjunto interino, Maurício Gomes dos Santos, falou que a SES/MT já o reconhece como novo presidente do Sisma/MT e desejou uma boa gestão, com avanços a partir do que já fora conquistado pelos trabalhadores que administraram o Sindicato desde a sua fundação.

 

A presidente que deixa o cargo, Alzita Ormond, agradeceu a ajuda de todos os servidores que acompanharam sua gestão nestes 3 anos, tanto da capital quanto do interior, desejou sucesso aos diretores eleitos e repassou alguns informes da última assembleia geral, realizada quinta-feira na sede do Sisma/MT (clique aqui para saber mais). Ela destacou a necessidade de acompanhamento contínuo dos processos relacionados ao pagamento dos plantões realizados de maio a outubro de 2011 e do chamado “limbo” (enquadramento), que ainda não estão concluídos.

 

A representante do Conselho Estadual de Saúde (CES) na ocasião, Ana Maria Boabaid, do segmento usuário (Neom), parabenizou a diretoria e ressaltou a importância da organização sindical dos trabalhadores. “O Sisma só é forte com o trabalhador e o trabalhador só é forte com o Sisma [...] nós fazemos parte desse processo para fortalecer o Sindicato, o controle social e o SUS”, afirmou.

 

A presidente do Sinetran, Daiane Renner, destacou o desafio dos servidores em reverter as “dificuldades do funcionalismo público”. “Pra vencer essas dificuldades, só a unidade dos trabalhadores em suas categorias, e também na união com outros sindicatos”.

 

Valéria Nogueira, presidente da Associação dos Corregedores do Estado, disse que a instituição que representa está à disposição para somar forças nas contribuições para fortalecimento do controle social e outras lutas.

 

A presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso, Eliana Siqueira, também colocou o Sindicato que representa à disposição e afirmou que o momento é de união. “Todos os trabalhadores devem se unir nesse momento, que será de consequências dos erros: desvios e gastos com a Copa e com Organizações Sociais, entre outras coisas. Vamos precisar de todos na luta pelo SUS, porque o SUS é de todos nós. Não importa agora quem votou a favor, quem votou contra ou ficou indeciso nesta eleição”.

 

Kid Noel também fez fala representando o Sindicato dos Radialistas de Mato Grosso e a Federação dos Radialistas. Disse que a união depende do esforço de cada um e que a Saúde é parte fundamental da nossa sociedade.

 

Também estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, Telégrafos e Serviços Postais de Mato Grosso, Edimar Leite, o membro da Intersindical e do Coletivo AEB, Lucas Camargo e a representante do Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UFMT, Laís Caetano, também membro da Intersindical e do Coletivo AEB.  

 

Em seu discurso, o presidente eleito, Oscarlino Alves, agradeceu a participação de todos e a disposição dos diretores de sua gestão recém empossada. Ele ressaltou que a realidade do SUS hoje não é a desejada pelos seus idealizadores, conforme documento elaborado pelos participantes da 8ª Conferência Nacional da Saúde, realizada em 1986, antes da formação do SUS. “Foi a partir desta Conferência que os trabalhadores, unidos, conseguiram incluir, na nossa Constituição de 1988, a Saúde como direito fundamental de todos.”

 

“Nossos verdadeiros patrões, os usuários do SUS, não estão aprovando o nosso desempenho atualmente. Mas isso é sintoma da política aplicada nos últimos 12 anos no estado, um processo de desmonte e de precarização, resultado da omissão completa das gestões que não realizaram nenhum concurso público, contrataram as OSS’s, deixaram nossos trabalhadores doentes pela falta de estrutura e condições de trabalho, sem medicamentos, sem materiais e insumos”, afirmou o novo presidente.

 

De acordo com Alves, mais de 300 servidores da SES/MT, neste momento, estão afastados do trabalho por causa de problemas de saúde. Finalizando seu discurso, Alves garantiu que o Sindicato é a expressão da força de todos os trabalhadores unidos, que a greve, como um direito, deve ser exercida quando as possibilidades de negociação se esgotarem e que a nova gestão pretende exigir do Governo que o reajuste de 7,5% previsto para outubro do próximo ano seja executado na data base, em maio.

 

No final da cerimônia, os diretores eleitos se reuniram em volta da mesa para assinar a Ata de Posse.

 

Cermac

 

O segundo momento da cerimônia foi realizado na quadra do Cermac, a partir das 14h. Os procedimentos foram realizados de maneira similar ao da SES, com a participação do violeiro de cocho Ica Cuiabano junto ao coral da SES e a participação do representante do Sinetran, Marcos Antônio Alves, reforçando que o trabalho dos sindicatos deve ser dar voz ao trabalhador.  

 

O presidente eleito, Oscarlino Alves, destacou e agradeceu a expressiva votação dos servidores do Complexo Cermac na chapa que encabeçou nesta eleição.

 

Galeria de fotos

 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos