(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso elege nova diretoria executiva


12-08-2014 15:38 - Ascom Sisma/Luana Soutos

O Conselho Estadual de Saúde (CES) de Mato Grosso elegeu, na reunião ordinária realizada nesta quarta-feira, 07 de agosto, nova diretoria executiva. Para os cargos de secretário executivo, ouvidor geral e vice-presidente foram eleitas, respectivamente, as servidoras Luciana de Miranda, Sandra Auxiliadora Costa e Alzira Saldanha.

A representante da Comissão eleitoral, presidente do Sisma/MT, Alzita Ormond, apresentou os currículos dos candidatos e, em seguida, os concorrentes apresentaram suas propostas de trabalho em 10 minutos de explanação, de acordo com o regimento do Conselho. 

A servidora Euda Eli da Silva, candidata ao cargo de secretária executiva, encaminhou documento ao pleno falando da impossibilidade de se apresentar devido a problemas de saúde. Sua concorrente, Luciana de Miranda, disse, durante a apresentação, que estão entre seus objetivos restabelecer as Assessorias Jurídicas e de Imprensa do CES e ampliar o acesso a informações da entidade. Luciana obteve 16 do total de 18 votos, contra 2 da concorrente, Euda 

A única candidata a Ouvidoria Gral foi a enfermeira Sandra Auxiliadora Costa, eleita com 15 votos (os outros três do total foram: não, nulo e branco). A ouvidora eleita afirmou que, em seu trabalho como ouvidora, se empenhará para fortalecer o controle social e zelar pelo SUS.

Os concorrentes à vice-presidência, Alzita Saldanha e Carlos Alberto Eilert receberam, respectivamente, 11 e 06 votos. Outros 2 foram branco e nulo. Neste pleito, havia um conselheiro a mais, representante do Movimento Popular de Saúde (MOPS), Suely Correa.

Em sua apresentação, Saldanha falou sobre os desafios e as responsabilidades do Conselho. Autonomia e independência estão entre os desafios e, entre as responsabilidades, defender o interesse coletivo. Eilert falou sobre o respeito que o Conselho adquiriu nos últimos anos, já durante sua participação como representante dos profissionais da Educação Física e, entre seus objetivos, destacou a recuperação da discussão do Regimento Interno para aumentar a quantidade de conselheiros, devido ao aumento da população mato-grossense.

Houve emoção na despedida do até então secretário executivo, Isdenil Evangelista da Silva e da ouvidora geral, Edna Marlene Cunha de Carvalho, que fizeram discursos de agradecimento.

O presidente do Conselho, secretário Jorge Lafetá, participou do processo eletivo e parabenizou os candidatos, desejando boas vindas. Logo depois, se retirou.

No total, 32 entidades estavam aptas a votar.

Participaram da comissão eleitoral os conselheiros Alzita Ormond (representante do segmento trabalhador), Ambrósio Moreira de Souza (representante do segmento usuário), Antônio Amorim (representante do segmento Governo), Davino Mário de Arruda (representante do segmento usuário) e Marcione Mendes Pinho (representante do segmento usuário). 

Galeria de Fotos


Deixe Seu Comentário


Links rápidos