(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Servidores da Saúde de Mato Grosso ficam quatro meses sem receber plantões


22-08-2012 02:44 - Ascom Sisma

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso demorou quatro meses para pagar os plantões de servidores do estado, que estavam sem receber desde março deste ano. Quem denuncia são os próprios trabalhadores à entidade que representa a categoria, o Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente (Sisma/MT). Depois de inúmeras reuniões, o governo respondeu que a determinação para o pagamento desses plantões será publicada no diário oficial desta terça-feira, 21 de agosto.

 

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Adauto Botelho, servidores de Sorriso, Colíder, Cáceres, Rondonópolis, Hospital Júlio Muller, MT-Hemocentro, Central de Regulação, Central de Transplantes, Vigilância em Saúde, Serviços de Verificação de Óbitos (SVO) e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVES) aguardam o pagamento há meses, enquanto a Secretaria dá diversas justificativas. “Cada vez que a gente procura saber o motivo, eles respondem uma coisa diferente”, diz o conselheiro fiscal do Sisma/MT Herculano Sousa Almeida, que trabalha em Rondonópolis.

 

É de Rondonópolis o caso mais grave. Cerca de 270 trabalhadores estão sem receber os plantões desde abril.[foto2]

 

“Parabéns a equipe da SGP que não mediu esforços para que os colegas que trabalham diretamente com os usuários tivessem os plantões atrasados pagos, mesmo que não em dia, mas próximo disto, visto que o correto é receber o plantão trabalhado do mês, no mês subseqüente, o que não está ocorrendo. Acontece o mesmo com o adicional noturno e o adicional de insalubridade que a SGP ainda não regularizou”, declarou a presidente do Sisma/MT, Alzita Ormond.

 

O diretor de Comunicação do Sisma/MT, Jaime Alves de Carvalho Jr., afirma que os plantonistas do Samu, mais de cem trabalhadores, também não recebem desde julho. “Pra nós eles disseram que os funcionários responsáveis por incluir os pagamentos da folha saíram de férias e, por isso, não deram conta de fazer os pagamentos”.

 

Depois de inúmeras reuniões com o secretário de saúde, o secretário de Administração Sistêmica e a Superintendência de Gestão de Pessoas, a superintendente Maria Bergamasco afirmou que o pagamento dos meses de abril, maio e junho serão publicados nesta terça-feira, dia 21 de agosto, com quatro meses de atraso (confira a tabela enviada por ela ao Sisma/MT, que está anexa).

 

Outra justificativa para os atrasos seria a falta de informações em alguns processos. “Nós já falamos sobre isso com a SES. É preciso que os gestores das OSSs, ao encaminhar os processos para a SES, não os deixem incompletos ou sem a assinatura dos servidores. Mas quando a SES verificar algum erro, é só incluir na folha de pagamento os nomes dos servidores que estão completos e devolver apenas os incompletos, pois só assim os atrasos para inclusão em folha não acontecerão”, responde Ormond.

 

Galeria

Arquivos para download

Arquivo 1

Deixe Seu Comentário


Links rápidos