(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Artigos

A importância do uso do fio dental


28-07-2014 15:01 - Jakelyne Pontes

Muitas vezes deixamos de dar importância ao uso do fio dental. O que ouço muito é que a correria do dia-a-dia não deixa muito tempo para que esse passo importante na higiene bucal seja feito a contento, ou mesmo que simplesmente não é usado, mas a verdade é que o fio dental, que deve ser usado antes da escovação, é um passo que não deve ser negligenciado na escovação. Ele remove a placa bacteriana e os restos de alimento onde a escova não alcança, muito menos os enxaguantes bucais, por mais eficiente que seja a técnica de escovação.

Pessoas que apresentam sangramento gengival tem receio de usar o fio dental achando que vai piorar o problema, mas o que acontece é exatamente o contrário, o seu uso acaba por remover restos alimentares e bactérias alojados na gengiva, melhorando o seu estado de saúde e consequentemente o sangramento. Na verdade é um ciclo, se a gengiva sangra e o indivíduo não usa o fio dental acaba piorando o sangramento ainda mais. O certo é não apresentar sangramento que pode indicar presença de inflamação resultando em gengivite e até mesmo periodontite. Observe o comportamento da gengiva por três dias seguidos, caso persista procure o seu cirurgião-dentista para diagnosticar o problema e orientar sobre o tratamento.

A maneira correta de passar o fio dental é envolvendo o dente a ser limpo e deslizando suavemente com movimentos de vai e vem no sentido gengiva e depois no sentido da face dos dentes usada na mastigação. Em hipótese alguma devemos usar força para essa tarefa, pois podemos injuriar a gengiva. Para pacientes que apresentam sensibilidade gengival, ou mesmo apinhamento dos dentes existem modelos de fios mais suaves e macios porém resistentes, e ainda podemos lançar mão da fita dental, que é uma espécie de fio dental, porém mais fina e larga. Também existem os fios encerados ou não, com e sem sabor, alguns inclusive contém flúor, sendo assim não há motivos para deixar de usá-lo. Pessoas que usam aparelho ortodôntico devem passar o fio dental acima do fio ortodôntico, inserindo no espaço entre os dentes e fazendo movimentos na mesma forma que as que não usam o aparelho.

Não devemos usar o mesmo pedaço de fio dental para todos os dentes da arcada dentária. Então, é recomendado que usemos cerca de 40 cm em cada escovação enrolando-o ao redor de cada dedo médio e deixando cerca de 10 cm de fio livre que deve ser apreendido pelos polegares e indicadores deslizando suavemente entre os dentes. Desenrole mais fio dental, a medida que for necessário. Pacientes que não têm o hábito de usá-lo corre maior risco de desenvolver cárie entre os dentes justamente pelo acúmulo de placa bacteriana neste local.

Mesmo se durante um certo período da vida não usamos o fio dental com frequência, nunca é tarde para começarmos a usá-lo e assim mantermos uma higiene bucal satisfatória e conferirmos mais saúde à gengiva.

Jackelyne Pontes é cirurgiã-dentista, filiada ao Sinodonto-MT (Sindicato dos Odontologistas do Estado de Mato Grosso) e escreve exclusivamente para este Blog todo domingo - jackelynepontes@gmail.com 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos