(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Servidores aposentados não devem continuar pagando a Previdência, defende Sisma/MT


10-08-2012 13:23 - Ascom Sisma

O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente (Sisma/MT) apoia o movimento dos servidores inativos que organizou, nessa quarta-feira (08), em Brasília, um ato em defesa da aprovação Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 555/06, que determina o fim da contribuição previdenciária de 11% sobre o salário dos servidores públicos aposentados que recebem acima de R$ 3.916,00.

“O trabalhador já contribuiu por 30 anos (mulheres) ou 35 anos (homens) e que quando deveriam aproveitar para ter um descanso merecido e uma qualidade de vida melhor, ainda tem que continuar pagando a Previdência?”, questiona a presidente do Sindicato, Alzita Ormond.

 A proposta já foi aprovada por comissão especial e está pronta para análise da Câmara dos Deputados, mas os parlamentares dizem que ainda não estão prontos para votar a pauta, que os acordos ainda não foram feitos.

A idéia da PEC 555/06 é que a contribuição previdenciária decresça em 20 pontos percentuais ao ano, a partir dos 61 anos de idade do servidor aposentado, até ser zerada aos 65 anos. Para o presidente do Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap), Edison Guilherme Haubert, isso não é o ideal, mas "é o possível neste momento político".

 “É preciso acabar com essa injustiça de contribuição previdenciária dos servidores inativos. Eles já deram sua contribuição. O governo que tire dinheiro dos bancos, reduzindo aceleradamente os juros e acabando com essa excrescência que é o superávit primário”, declarou o presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Ubiraci Dantas de Oliveira.

“Nós concordamos com o presidente da CGTB, e eu acrescentaria que os Governos das três esferas, os Senadores e os Deputados retirem, também, parte do dinheiro que pretendem “doar” às OSS’s ou parem de privatizar nossas Unidades de Saúde em vez de cobrar, ainda mais, dos trabalhadores, que já contribuíram para o progresso do Brasil”, comenta a presidente do Sisma/MT.

Veja a íntegra da proposta e todos os trâmites relacionados a ela aqui.


Deixe Seu Comentário


Links rápidos