(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

AL aprova reajuste para Profissionais do SUS em MT


04-04-2014 14:36 - Jaqueline Siqueira

Em Sessão Extraordinária realizada ontem (03.04) na Assembleia Legislativa (AL) os deputados estaduais aprovaram por unanimidade a mensagem 31 que trata da fixação do subsídio dos Profissionais do Sistema Único de Saúde em Mato Grosso.

A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente (Sisma), Gestão “Fortalecer e Prosperar Juntos” se fez presente à votação, juntamente com o secretário de Estado de Saúde, Jorge Lafetá.

Da galeria do plenário a vice-presidente, Aparecida Silva Rodrigues, o segundo vice-presidente, Ênio Santana da Silva, a primeira secretária, Zuleide Klein, a primeira tesoureira Jacira Jesus de Campos, a diretora de Administração e Patrimônio, Nilza Arruda, a diretora Sociocultural e suplente, Ubenice Ferreira da Silva Rondon José Duarte, respectivamente, a coordenadora geral da Escola de Saúde Pública, Maria Aparecida de Souza Oliveira Altrão e um grupo de servidores da Saúde aguardavam ansiosos o desfecho da votação, que terminou por volta das 20h.

A proposta contida na mensagem garantiu 15% de reajuste mais o índice do INPC, que será dividido entre 2014 e 2015. Neste ano serão 13% de reajuste, sendo o índice do INPC incluso em maio e 7,5% em dezembro com base na folha de novembro. Já em outubro de 2015 a segunda parcela de 7,5%, com base na folha de setembro, mais o índice do INPC referente ao ano que será acrescido na folha de maio.

Na tribuna o deputado Antonio Azambuja (PP) destacou que a saúde é um setor que não foi contemplado com nenhum reajuste salarial durante o ano, e que embora a mensagem não contemple os anseios da categoria dos profissionais da saúde, houve entendimento entre os deputados pela aprovação.

“A aprovação é muito maior do que os 15% do reajuste, o que conseguimos na negociação foram avanços significativos na carreira dos servidores do SUS em MT” garante a presidente do Sisma, Alzita Ormond.

“Os avanços são os mais de 11 milhões de reais inclusos no PTA 2014 que serão utilizados para regularização do bem mais preciso para um servidor público de carreira que é sem sombra de dúvidas, sua vida funcional”,sintetiza Ormond.

O valor incluso no orçamento para 2014 são para pagamentos, de alguns processos de servidores que ao ingressar na carreira do SUS, tiveram prejuízos em seu enquadramento originário , “limbo”, os telefonistas que desde 2004, ainda, estão sem a regularização de sua vida funcional, do pagamento dos plantões realizados de maio a outubro de 2011, Mandado de Segurança relativo à Insalubridade descontada em nos anos de 2007, 2008 e 2009 e finalmente a alteração de carga horária, que vem de encontro com os anseios dos servidores da SES” explica a presidente.

“Esta é mais uma vitória que nós servidores públicos da carreira do SUS galgamos e só foi possível graças ao empenho da Diretoria Executiva do Sisma/MT, que teve como parceiros fundamentais os gestores da SES, Jorge Lafetá e Marcos Rogério, os quais muito contribuíram nas negociações do Sindicato, com os gestores da SAD Pedro Elias, da Casa Civil, Pedro Nadaf e com os Deputados na Assembleia Legislativa. Agradecemos ao Jorge Lafetá que lutou conosco até o fim para que obtivéssemos êxito. Por ele, nossa proposta seria aprovada na íntegra, mas nesta acirrada batalha, conseguimos o possível e viável para a Administração Pública. Agradecemos a todos vocês colegas da capital e das 16 Regionais de Saúde pelo apoio, compreensão e confiança a nós depositado, em nome da Diretoria Executiva do Sisma/MT e da Categoria da Saúde” finaliza.

Arquivos para download

Arquivo 1

Deixe Seu Comentário


Links rápidos