INFORME URGENTE SISMA – EPIs aos Profissionais da linha de frente

Senhores, o SISMA (sindicato que representa todos profissionais da saúde lotados nas unidades da saúde do Estado) comunica:

Ao perceber toda a dificuldade e demora na organização das frentes de trabalho por parte da Secretaria de Estado de Saúde – SES, desde o surgimento do 1° caso de COVID -19 em Mato Grosso no dia 16/3/2020, que vem tomando todas as providências administrativas e judiciais para tentar resolver 03 (três) questões imprescindíveis:

1) Liberação dos Grupos de Risco nas áreas administrativas e finalisticas (ponta);

2) Disponiblizacao de Equipamentos de Proteção Individuais – EPIs;

3) Treinamento e Protocolos a serem seguidos pelas equipes na ponta, inclusive em caso de contágio de profissionais da saúde.

Na Justiça do Trabalho, a Ação Civil Pública – ACP, com liminar favorável, mesmo com situação urgente, a juíza determinou prazos ao governo até 30/3 (hoje) para organizar e liberar os Grupos de Risco para o isolamento social e 4/4 para entregar os EPIs.

Após visitas de fiscalização em Cuiabá e informações advindas de algumas unidades do interior, percebemos que até hoje (30/3) não foram disponibilizados os kits com mascara N95 (filtro adequado), óculos, toca, avental, capote, protetor facial, luvas, dentre outros.

Em relação aos protocolos e orientações a serem seguidos em caso de contágio de profissionais da saúde recebemos informações da ponta que não existe uma padronização e ou normatização única, inclusive de isolamento dos demais componentes da equipe. Além disto, a necessidade de disponibilizar testes rápidos para diagnósticos dos profissionais da saúde.

Neste ponto, estaremos notificando a SES e informando à justiça.

Peço a todos que além de ligações por telefone, que façam também registros de fotos e vídeos e encaminhem esses fatos pelo WhatsApp e ou que repassem as informações pelo e-mail:

ouvidoria@sismamt.org.br

Os registros por parte dos profissionais nos auxiliam na comprovação e cobranças.

Contem conosco.

Oscarlino Alves

Presidente do SISMA/MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

© SISMA-MT – 2021. Todos os direitos reservados.