Feira SUStentável na SES comemora um ano de projeto com grande evento apoiado pelo SISMA-MT

A Feira SUStentável  na SES foi um projeto implementado pela secretaria através da Coordenação e Humanização em saúde que teve seu início em 2017, com o objetivo de promover a alimentação adequada e saudável aos trabalhadores da SES-MT e do entorno do CPA com vistas a estimular o consumo de alimentos IN NATURA ou minimamente processados, promover a economia solidária e o consumo sustentável de alimentos regionais e/ou produzidos pela agricultura familiar de Mato Grosso.

A feira acontece toda quinta-feira entre 16h00min e 18h 00min, na SES/MT, onde os alimentos são preferencialmente de cultivo agroecológico, não sendo permitida a comercialização de produtos ultra processados.

Na última sexta-feira de cada mês são realizadas práticas corporais (danças circulares e práticas laborais), comercialização de artefatos de sebos (discos de vinil, livros, entre outros), leitura e arte são estimuladas na feira, além de proporcionar espaço para exposição de trabalhos manuais de trabalhadores da SES ativos ou aposentados, como pintura, fotografia, artesanato entre outros.

Nesta quinta (16.05) o projeto comemora um ano de existência com um grande evento, além de seus habituais expositores contará também com Oficinas de Sustentabilidade e práticas integrativas Complementares do SUS, muita música, projeto verde vivo e também atividades de educação em nutrição.

O SISMA tem apoiando a ação desde o início por entender a importância do trabalhador  adotar  a  alimentação saudável no seu cotidiano  e  ainda a garantir de  espaços que  promovam essa prática são fundamentais para a qualidade de vida desse indivíduo e do seu entorno, visto que o  estado físico  reflete  diretamente na sua capacidade de  produção .

 Desde a Grécia antiga, há  mais de 2500 anos,  estudiosos observam que hábitos alimentares e atividade física afetam  a vida das pessoas. Já naquela época Hipócrates concluiu que determinado tipo de alimentação e atividade física produziam maior  vigor a seus praticantes.

O evento já faz parte do cotidiano dos servidores da SES e nessa data onde será comemorado um ano de existência, convidamos a todos para participação.

20190516_125711_682937

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

© SISMA-MT – 2021. Todos os direitos reservados.