Dia do Musicoterapeuta – 15 de setembro

O musicoterapeuta é um profissional que utiliza a música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) para a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos em várias dimensões: comunicação, relacionamento, aprendizado e expressão, entre outros.

Desse modo, a musicoterapia é uma ciência que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas, desenvolver potenciais ou restabelecer funções físicas, cerebrais ou sociais.
Uma frente de trabalho do musicoterapeuta é a reabilitação motora, nos casos em que as pessoas sofrem acidentes e ficam com uma parte do corpo ou alguma função neurológica comprometida, por exemplo. Ele pode, também, atuar com estudantes com dificuldade de aprendizagem ou para a melhoria da qualidade de vida das pessoas (como é o caso de idosos). Ou ainda com populações como dependentes químicos e em ações de reintegração de pessoas em conflitos com a lei.
O trabalho pode ser desenvolvido de forma multidisciplinar e em conjunto com outras ciências, como a fonoaudiologia, terapia ocupacional ou fisioterapia.
O SISMA-MT parabeniza os profissionais pelo trabalho brilhante no auxílio e recuperação da população.
Diretoria executiva SISMA – MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

© SISMA-MT – 2021. Todos os direitos reservados.