Dia do Hospital: Conheça as unidades onde os servidores da saúde estadual estão lotados

Yva.com.vc/Assessoria de Imprensa/ SISMA-MT

 

Nesta sexta-feira, dia 02 de julho, é celebrado o Dia do Hospital. Em Mato Grosso os trabalhadores filiados ao Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde estão lotados em sete unidades hospitalares vinculadas a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

 

São elas Hospital Metropolitano de Várzea Grande e Hospitais Regionais de Alta Floresta, Cáceres, Colíder, Rondonópolis, Sorriso e Sinop, e o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, que está sob a gestão do Estado.

 

Desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2019, essas unidades estão na linha de frente do enfrentamento à doença. Médicos, enfermeiros, maqueiros, copeiras, faxineiras, motoristas, administrativos, entre outros, compõe essa estrutura que nos últimos 16 meses foram de extrema importância e relevância para a sociedade. Dias de superação, luta, alegrias, muita tristeza e dor.

 

“É importante reconhecer, em especial neste dia, o trabalho de toda a equipe que compõe a instituição hospitalar, sempre ressaltando que a saúde se faz com gente e não apenas com aparelhos e estrutura física. Nossos profissionais fazem à diferença na qualidade do serviço prestado a comunidade”, reforçou a presidente do SISMA/MT, Carmen Machado.

 

Com o intuito de melhorar a realidade dessas unidades, visando o benefício dos trabalhadores, e em consequência o serviço prestado à sociedade nesses hospitais, o SISMA encampou lutas que resultaram em ganhos para o servidor e também para as instalações desses hospitais.

 

Entre as ações está a reinvindicação da vacinação para os trabalhadores dos setores administrativos e dos que estavam em tele trabalho, devido à comorbidades ou idade. A campanha que começou no início desse ano resultou em uma rápida imunização desses grupos.

 

Após uma série de protestos do sindicato iniciada em março, o Governo do Estado ampliou a publicação de pagamento dos adicionais (noturno, plantão e insalubridade), que chegavam a um ano de atraso. O SISMA continua na campanha pela regularidade do pagamento.

 

O SISMA ainda conquistou uma decisão favorável aos servidores da 4ª Vara Civil de Cáceres, sobre a as condições do refeitório do Hospital Regional. A decisão impõe ao Estado de Mato Grosso a obrigação de fazer a adoção das adequações de medidas necessárias para a substituição dos materiais obsoletos e inadequados. De acordo com a decisão, a aquisição dos utensílios é imprescindível para o melhor funcionamento do serviço de nutrição da unidade.

 

Em maio, o sindicato iniciou o atendimento do projeto Jurídico Itinerante, que atende servidores presencialmente no interior, e beneficia em especial os profissionais lotados nos hospitais, pois esses trabalham em regime de plantão, muitas vezes com duplo vínculo, impedindo a busca por esse atendimento de outra forma.

 

Outra luta do SISMA é pelo pagamento dos plantões dos motoristas que atuam  nos hospitais, em situações de urgência e emergência, a situação ocorre por uma burocratização do sistema, pois nem sempre é possível programar a necessidade de trânsito dos pacientes e insumos.

 

Origem da data comemorativa

 

No dia 2 de julho de 1945, o presidente Getúlio Vargas participou da inauguração do atual prédio do primeiro hospital criado no Brasil, a Santa Casa de Misericórdia de Santos (SP). Considerando esse importante momento para a promoção da saúde no Brasil, o dia 02 de julho passou a ser considerado o Dia do Hospital. Na ocasião, o prédio destacava-se pela sua estrutura e por ser um dos maiores do país.

 

Essa data ressalta a importância desses locais para toda a sociedade e as maneiras de melhorar o atendimento a fim de que essas instituições consigam atender as necessidades da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

© SISMA-MT – 2021. Todos os direitos reservados.