LEI N? 10.243, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014.
Autor: Poder Executivo
Estima a Receita e fixa a Despesa do Estado de Mato Grosso para o exerc?cio financeiro de 2015.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO, tendo em vista o que disp?e o Art. 42 da Constitui??o Estadual, aprova e o Governador do Estado sanciona a seguinte Lei:
DISPOSI??ES PRELIMINARES
Art. 1? Esta lei estima a Receita e fixa a Despesa do Estado de Mato Grosso para o exerc?cio financeiro de 2015, compreendendo:
I – o Or?amento Fiscal referente aos Poderes do Estado, compreendendo seus Fundos e ?rg?os, Autarquias, Funda??es, Empresas P?blicas e Sociedade de Economia Mista, institu?das e mantidas pela Administra??o P?blica;
II – o Or?amento da Seguridade Social, abrangendo todas as Secretarias e entidades da Administra??o Indireta, bem como os Fundos e Funda??es institu?das e mantidas pelo Poder P?blico, cujas a??es s?o relativas ? sa?de, previd?ncia e assist?ncia social;
DA ESTIMATIVA DA RECEITA
Art. 2? A Receita total ? estimada e a Despesa total fixada em valores iguais a R$13.653.061.831,00 (treze bilh?es, seiscentos e cinq?enta e tr?s milh?es, sessenta e um mil e oitocentos e trinta e um reais).
? 1? Incluem-se no total referido neste artigo os recursos pr?prios das Autarquias, Funda??es, Empresas P?blicas e Sociedades de Economia Mista.
? 2? O valor de R$1.463.483.173,00 (hum bilh?o, quatrocentos e sessenta e tr?s milh?es, quatrocentos e oitenta e tr?s mil cento e setenta e tr?s reais), incorporado na Receita total prevista no caput ? definido como receita intraor?ament?ria, por se tratar de opera??es entre ?rg?os, fundos, autarquias, funda??es p?blicas, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes do or?amento fiscal e da seguridade social, n?o compondo a base de c?lculo para repasse mensal aos Poderes Legislativo, Judici?rio, ao Tribunal de Contas, ? Procuradoria- Geral de Justi?a e ? Defensoria P?blica.
Art. 3? A Receita ser? arrecadada nos termos da legisla??o vigente e das especifica??es constantes dos quadros integrantes desta lei, observando o seguinte desdobramento:
Especifica??o | Total |
I – Receitas Correntes | 10.722.480.443 |
1.1 Tribut?ria | 9.068.463.757 |
ICMS | 7.651.589.606 |
IPVA | 445.690.097 |
Demais | 971.184.054 |
1.2 Contribui??es | 1.580.544.430 |
1.3 Patrimonial | 36.709.161 |
1.4 Agropecu?ria | 260.679 |
1.5 Industrial | 5.540.881 |
1.6 Servi?os | 495.908.846 |
1.7 Transfer?ncias Correntes | 3.703.562.663 |
Fundo Participa??o dos Estados – FPE | 1.647.337.732 |
Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI -Exporta??o | 56.493.495 |
Transfer?ncia Financeira do ICMS – Lei Kandir | 28.385.224 |
Auxilio Financeiro ao Fomento das Exporta??es | 178.173.450 |
Sal?rio Educa??o | 82.620.792 |
Transfer?ncia do Sistema ?nico de Sa?de – SUS | 262.358.482 |
Transfer?ncia FUNDEB | 1.270.124.417 |
Conv?nios | 83.767.432 |
Demais | 94.301.639 |
1.8 Outras Receitas Correntes | 598.158.568 |
1.9 Receita Intraor?ament?ria Corrente | 1.463.483.173 |
1.10 Conta Retificadora | -4.766.668.542 |
(-) Dedu??es da Receita Corrente | -4.766.668.542 |
II – Receitas de Capital | 1.467.098.215 |
2.1 Opera??es de Cr?dito | 1.049.847.753 |
2.2 Aliena??o de Bens | 1.263.943 |
2.3 Amortiza??o de Empr?stimos | 0 |
2.4 Transfer?ncia de Capital | 414.971.428 |
2.5 Outras Receitas de Capital | 1.015.091 |
III – Receita Total (R$ 1,00) | 13.653.061.831 |
DA FIXA??O DA DESPESA
Art. 4?? A Despesa total, no mesmo valor da Receita total, ? fixada em R$13.653.061.831,00 (treze bilh?es, seiscentos e cinq?enta e tr?s milh?es, sessenta e um mil e oitocentos e trinta e um reais), desdobrando-se da seguinte forma:
I – no Or?amento Fiscal, no valor de R$ 9.862.337.804,00 (nove bilh?es, oitocentos e sessenta e dois milh?es, trezentos e trinta e sete mil, oitocentos e quatro reais)
II – no Or?amento da Seguridade Social, no valor de R$3.790.724.027,00 (tr?s bilh?es, setecentos e noventa milh?es, setecentos e vinte quatro mil, vinte sete reais);
Art. 5?? A Despesa fixada observar? a programa??o constante dos quadros que integram esta lei, apresentando o seguinte desdobramento:
I – da Despesa por categoria econ?mica:
RESUMO GERAL DA DESPESA | |
Especifica??o | Total |
I – Despesas Correntes | 11.213.985.348 |
1.1 Pessoal e Encargos Sociais | 8.274.918.007 |
1.2 Juros e Encargos da D?vida | 396.539.977 |
1.3 Outras Despesas Correntes | 2.542.527.364 |
II – Despesas Capital | 2.335.949.003 |
2.1 Investimentos | 1.875.573.488 |
2.2 Invers?es Financeiras | 11.792.215 |
2.3 Amortiza??o da D?vida | 448.583.300 |
III – Reserva de Conting?ncia | 103.127.479 |
IV – Despesa Total (I+II+III) (R$) | 13.653.061.831 |
II – da Despesa por ?rg?o:
DESPESA POR PODERES E ?RG?OS | |
Especifica??o | Total |
1. Poder Legislativo | 707.410.144,00 |
Assembl?ia Legislativa | 412.331.455,00 |
Diretoria Gestora do FAP | 17.747.330,00 |
Instituto de Seguridade do Poder Legislativo | 16.257.046,00 |
Tribunal de Contas | 261.074.313,00 |
2. Poder Judici?rio | 1.054.836.581,00 |
Tribunal de Justi?a | 865.877.944,00 |
Fundo de Apoio ao Judici?rio | 188.958.637,00 |
3. Minist?rio P?blico | 352.235.676,00 |
Procuradoria Geral de Justi?a | 352.094.089,00 |
Fundo de Apoio ao Minist?rio P?blico | 141.587,00 |
4. Defensoria P?blica | 109.597.535,00 |
Defensoria P?blica do Estado | 109.597.535,00 |
5. Poder Executivo | 11.428.981.895,00 |
Casa Civil | 22.440.228,00 |
Casa Civil | 19.444.215,00 |
Ag?ncia de Desenv.da Regi?o Metropolitana do Vale do Rio Cb? | 1.049.863,00 |
MT Participa??es e Projetos S.A ? MT PAR | 1.946.150,00 |
Casa Militar | 14.242.549,00 |
Casa Militar | 14.242.549,00 |
Auditoria Geral do Estado | 27.055.947,00 |
Auditoria Geral do Estado | 27.055.947,00 |
Gabinete do Vice Governador | 202.221.782,00 |
Gabinete do Vice Governador | 92.894.223,00 |
Ag?ncia Estadual de Regula??o dos Servi?os P?blicos Delegados ? AGER | 11.447.290,00 |
Centro de Processamento de Dados do Estado ? CEPROMAT | 97.880.269,00 |
Procuradoria Geral do Estado | 214.336.677,00 |
Procuradoria Geral do Estado | 214.336.677,00 |
Secretaria de Estado de Administra??o | 1.919.221.523,00 |
Secretaria de Estado de Administra??o | 60.591.625,00 |
Instituto de Assist?ncia a Sa?de dos Servidores do Estado MT-SA?DE | 56.630.113,00 |
Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Pessoal – FUNDESP | 23.659.340,00 |
Fundo de Previd?ncia do Estado de Mato Grosso ? FUNPREV | 1.778.340.445,00 |
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar | 223.437.958,00 |
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar – SEDRAF | 17.537.956,00 |
Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso – INTERMAT | 14.403.311,00 |
Instituto de Defesa Agropecu?ria do Estado de Mato Grosso – INDEA | 117.900.970,00 |
Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assist?ncia e Extens?o Rural – EMPAER | 71.537.469,00 |
Central de Abastecimento do Estado de Mato Grosso – CEASA | 2.058.252,00 |
Secretaria de Comunica??o Social | 10.915.005,00 |
Secretaria de Comunica??o Social – SECOM | 10.915.005,00 |
Secretaria de Estado de Educa??o | 1.967.597.488,00 |
Secretaria de Estado de Educa??o | 1.967.597.488,00 |
Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL | 28.798.672,00 |
Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL | 7.883.091,00 |
Fundo de Desenvolvimento Desportivo do Estado de Mato Grosso – FUNDED | 20.915.581,00 |
Secretaria de Estado de Fazenda | 491.604.423,00 |
Secretaria de Estado de Fazenda – SEFAZ | 491.222.287,00 |
Loteria do Estado de Mato Grosso – LEMAT | 382.136,00 |
Secretaria de Estado de Ind?stria, Com?rcio, Minas e Energia | 121.002.895,00 |
Secretaria de Estado de Ind?stria, Com?rcio, Minas e Energia – SICME | 21.546.392,00 |
Junta Comercial do Estado de Mato Grosso | 9.419.432,00 |
Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso – IPEM-MT | 35.000.000,00 |
Companhia Matogrossense de Minera??o | 17.688.487,00 |
Companhia Matogrossense de G?s | 5.146.130,00 |
Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial | 32.202.454,00 |
Secretaria de Estado de Justi?a e Direitos Humanos | 285.891.552,00 |
Secretaria de Estado de Justi?a e Direitos Humanos – SEJUDH | 280.083.471,00 |
Funda??o Nova Chance | 1.698.652,00 |
Fundo Estadual de Defesa do Consumidor | 4.109.429,00 |
Secretaria de Seguran?a P?blica | 1.327.089.242,00 |
Secretaria de Seguran?a P?blica | 1.327.089.242,00 |
Secretaria de Estado de Planejamento e Coordena??o Geral | 53.983.777,00 |
Secretaria de Estado de Planejamento e Coordena??o Geral | 53.983.777,00 |
Secretaria de Estado de Sa?de | 1.213.847.123,00 |
Fundo Estadual de Sa?de | 1.213.847.123,00 |
Secretaria de Estado de Trabalho e Assist?ncia Social | 104.329.004,00 |
Secretaria de Estado de Trabalho e Assist?ncia Social | 90.388.242,00 |
Fundo Estadual de Inf?ncia e Adolesc?ncia | 91.536,00 |
Fundo Estadual de Amparo ao Trabalhador | 118.826,00 |
Fundo Estadual de Assist?ncia Social | 13.730.400,00 |
Secretaria de Estado de Cultura | 24.675.002,00 |
Secretaria de Estado de Cultura | 24.675.002,00 |
Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo | 90.945.431,00 |
Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo | 90.945.431,00 |
Secretaria de Estado de Transporte e Pavimenta??o Urbana | 1.399.560.505,00 |
Secretaria de Estado de Transporte e Pavimenta??o Urbana – SETPU | 1.260.874.632,00 |
Departamento Estadual de Tr?nsito | 138.685.873,00 |
Secretaria de Estado de Ci?ncia e Tecnologia | 311.328.259,00 |
Secretaria de Estado de Ci?ncia e Tecnologia | 47.832.215,00 |
Funda??o Universidade do Estado de Mato Grosso | 230.638.626,00 |
Funda??o de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso | 32.857.418,00 |
Secretaria de Estado de Meio Ambiente | 129.864.473,00 |
Secretaria de Estado de Meio Ambiente | 129.864.473,00 |
Secretaria de Estado das Cidades | 259.358.596,00 |
Secretaria de Estado das Cidades – SECID | 241.209.033,00 |
Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso – SANEMAT | 18.149.563,00 |
Encargos Gerais do Estado | 882.106.305,00 |
Recursos sob a Supervis?o da Secretaria de Administra??o | 47.945.403,00 |
Recursos sob a Supervis?o da Secretaria de Fazenda | 834.160.902,00 |
Reserva de Conting?ncia | 103.127.479,00 |
Reserva de Conting?ncia | 103.127.479,00 |
TOTAL (R$1,00) | 13.653.061.831,00 |
Art. 6? Fica o Poder Executivo autorizado a:
I – abrir, durante o exerc?cio, cr?ditos suplementares at? o limite de 20% (vinte por cento) da despesa total fixada no Art. 4?, observado o disposto no Art. 43, da Lei Federal n? 4.320, de 17 de mar?o de 1964;
II – abrir cr?ditos adicionais at? o limite da dota??o consignada como Reserva de Conting?ncia, fixada na Lei de Diretrizes Or?ament?rias para o exerc?cio de 2015, observado o disposto no Art. 5?, inciso III, da Lei Complementar Federal n? 101, de 04 de maio de 2000.
Par?grafo ?nico. N?o onerar?o o limite previsto no inciso I, os cr?ditos:
I – destinados a suprir insufici?ncias nas dota??es or?ament?rias, relativas ? despesa de pessoal, at? o limite de 10% (dez por cento) do total da despesa fixada no artigo 4? desta lei;
II – destinados a suprir insufici?ncias nas dota??es or?ament?rias, relativas ? despesa de d?bitos constantes de precat?rios judiciais, servi?os da d?vida p?blica, e despesas ? conta de recursos vinculados constitucionalmente, at? o limite de 10% (dez por cento) do total da despesa fixada no Art. 4? desta lei;
III – provenientes de Incorpora??es por Super?vit Financeiro apurado em balan?o patrimonial do exerc?cio anterior e Incorpora??es de recursos provenientes de Conv?nios celebrados na esfera intergovernamental, at? o limite de 10% (dez por cento) do total da despesa fixada no Art. 4 desta lei.
DISPOSI??ES FINAIS
Art. 7? As Metas Fiscais, definidas na Lei de Diretrizes Or?ament?rias para o exerc?cio de 2015, em obedi?ncia ? Lei Complementar n? 101, de 04 de maio de 2000, est?o compatibilizadas conforme demonstrado no quadro abaixo:
Demonstrativo da Compatibilidade da Programa??o do Or?amento com as Metas Fiscais da Lei de Diretrizes Or?ament?rias – LDO/2015 (Lei n? 9.970, de 02/08/2013) | ||||
Discrimina??o | Valor | Varia??o | ||
LDO/2015 | LOA/2015 | ABSOLUTA | RELATIVA | |
(A) | (B) | (B)-(A) | (B)/(A) | |
I. Receitas N?o-Financeiras | 12.280.147.296 | 12.573.332.479 | 293.185.183 | 2,39% |
Receita Tribut?ria | 8.089.823.790 | 9.068.463.757 | 978.639.967 | 12,10% |
Receita de Contribui??es | 1.484.574.380 | 1.580.544.430 | 95.970.050 | 6,46% |
Receita Patrimonial | 36.709.161 | 36.709.161 | 0 | 0,00% |
(-) Aplica??es Financeiras* | -28.616.549 | -28.617.656 | -1.107 | 0,00% |
Receita Agropecu?ria | 260.679 | 260.679 | – | 0,00% |
Receita Industrial | 5.540.881 | 5.540.881 | – | 0,00% |
Receita de Servi?os | 438.881.410 | 495.908.846 | 57.027.436 | 12,99% |
Transfer?ncias Correntes | 3.719.770.512 | 3.703.562.663 | -16.207.849 | -0,44% |
Outras Receitas Correntes | 616.419.798 | 598.158.568 | -18.261.230 | -2,96% |
(-) Dedu??es da Receita Corrente | -3.767.552.007 | -4.766.668.542 | -999.116.535 | 26,52% |
Receita de Capital | 1.275.478.796 | 1.467.098.215 | 191.619.419 | 15,02% |
(-) Opera??es de Cr?dito | -1.098.015.707 | -1.049.847.753 | 48.167.954 | -4,39% |
(-) Aliena??o de Bens | -1.113.943 | -1.263.943 | -150.000 | 13,47% |
Receita Intra-Or?ament?ria Corrente | 1.507.986.095 | 1.463.483.173 | -44.502.922 | -2,95% |
II. Despesas N?o-Financeiras | 12.154.685.749 | 12.807.938.553 | 653.252.805 | 5,37% |
Despesa Corrente | 10.731.355.433 | 11.292.303.056 | 859.182.897 | 5,23% |
Pessoal e Encargos Sociais | 8.756.339.999 | 8.289.798.007 | -466.541.992 | -5,33% |
Juros e Encargos da D?vida | 524.031.484 | 396.539.977 | -127.491.507 | -24,33% |
Outras Despesas Correntes | 1.450.983.950 | 2.605.965.072 | 1.154.981.122 | 79,60% |
Despesa de Capital | 2.473.068.255 | 2.257.631.295 | -215.436.958 | -8,71% |
Investimentos | 1.730.971.474 | 1.797.255.780 | 66.284.306 | 3,83% |
Invers?es Financeiras | 12.920.517 | 11.792.215 | -1.128.301 | -8,73% |
Amortiza??o da D?vida | 729.176.264 | 448.583.300 | -280.592.963 | -38,48% |
Reserva de Conting?ncia | 203.469.809 | 103.127.479 | -100.342.330 | -49,32% |
III. Resultado Prim?rio (I-II) | 125.461.547 | -234.606.074 | -360.067.622 | -286,99% |
IV. Resultado Nominal | 220.940.309 | -631.146.052 | -852.086.361 | -385,66% |
V. Montante da D?vida | 1.253.207.747 | 845.123.277 | -408.084.470 | -32,56% |
Art. 8? Esta lei entra em vigor na data de sua publica??o, produzindo seus efeitos a partir de 1? de janeiro de 2015.
Pal?cio Paiagu?s, em Cuiab?, 31 de dezembro de 2014, 193? da Independ?ncia e 126? da Rep?blica.
*Esta Lei e seus Anexos ser?o publicados em suplemento ? presente edi??o.
Excelent?ssimos Senhores Integrantes
do Poder Legislativo Mato-grossense.
No exerc?cio das prerrogativas contidas nos artigos 42, ? 1?, e 66, inciso IV, da Constitui??o do Estado, levam-se ao conhecimento de Vossas Excel?ncias as RAZ?ES DE VETO PARCIAL, concernente ?s EMENDASapostas ao projeto de lei que ?Estima a Receita e Fixa a Despesa do Estado de Mato Grosso para o Exerc?cio de 2015?, aprovadas pelo Plen?rio desse Poder Legislativo na Sess?o Ordin?ria do dia 23 de dezembro de 2014.
As emendas 02, 16, 25, 43, 44 e 52 ser?o tratadas em conjunto, vetadas porque visam anular, alterar e remanejar recursos inicialmente previstos para as a??es da Secretaria de Estado de Sa?de, afetando os resultados planejados e dificultando a correta presta??o de servi?os de sa?de e o alcance das metas f?sicas de atendimento e qualidade fixadas para 2015.
As emendas 06, 07, 08 e 13 ser?o tratadas em conjunto, vetadas porque visam anular, alterar e remanejar recursos inicialmente previstos para as a??es da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimenta??o Urbana, afetando os programas de infraestrutura e destinando indevidamente recursos para a??es que j? possuem fonte de financiamento em programas do governo federal.
As emendas 14 e 15 ser?o tratadas em conjunto, vetadas porque visam anular, alterar e remanejar recursos inicialmente previstos para as a??es da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, deslocando indevidamente recursos de apoio as a??es de desenvolvimento esportivo para fins diversos, o que prejudica o alcance dos resultados planejados para melhora do esporte e lazer.
A emenda 17 foi vetada porque visa anular, alterar e remanejar recursos inicialmente previstos para as a??es da Controladoria Geral do Estado, deslocando indevidamente recursos destinados ao fortalecimento do controle interno, efici?ncia e melhoria dos n?veis ?ticos, remanejando-os para aplica??o em im?veis.
A emenda 18 foi vetada porque visa anular, alterar e remanejar recursos inicialmente previstos para as a??es da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, transferindo-os para uso de empresa p?blica cujos programas e resultados planejados para 2015 j? possuem fonte de recursos suficiente.
A emenda 20 foi vetada porque visa anular, alterar e remanejar recursos inicialmente previstos para as a??es da Secretaria de Estado de Comunica??o Social, transferindo-os para uso em outra finalidade, desta forma afetando significativamente os programas e resultados planejados para 2015 na Comunica??o Social, incapacitando-os por falta de recursos suficientes.
A emenda 20 foi vetada porque visa anular, alterar e remanejar recursos inicialmente previstos para as a??es da Secretaria de Estado de Cultura, transferindo-os para uso em outra finalidade, desta forma afetando significativamente os programas e resultados planejados para 2015 no desenvolvimento cultural.
Sendo assim, por serem contr?rias ao interesse p?blico, adentrando na esfera de discricionariedade do Poder Executivo, vetam-se as emendas supracitadas que afetam o negativamente o alcance dos resultados planejados para Secretaria de Estado de Sa?de, Secretaria de Estado de Transportes e Pavimenta??o Urbana, Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, Controladoria Geral do Estado, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Secretaria de Estado de Comunica??o Social.
Por todo o exposto ? que se submetem as presentes RAZ?ES DE VETO PARCIAL POR CONTRARIAREM INTERESSE MAIOR, QUE ? O INTERESSE P?BLICO, concernente ?s emendas retrocitadas, plenamente confiante na ampla consci?ncia jur?dica e no alto descortino pol?tico e social de Vossas Excel?ncias e na serena expectativa de seu acatamento pelos Nobres integrantes dessa Casa de Leis, reiterando express?es de elevada considera??o e profundo apre?o.
Pal?cio Paiagu?s, em Cuiab?, 31 de dezembro de 2014.