- TERÇA, 22 DE SETEMBRO DE 2020

SISMA INFORMA: Servidores já podem agendar aposentadoria pelo Portal do Servidor a partir de segunda-feira (24)

A funcionalidade estará disponível a partir da próxima segunda-feira (24).

O Portal do Servidor, gerido pela Seplag, permitirá ao servidor realizar o agendamento e todo acompanhamento do processo de forma online.

Os pedidos serão analisados por ordem cronológica e os agendamentos não serão limitados a uma data, como é atualmente.

O servidor que estiver apto poderá acessar a aba “Previdência”, realizar o agendamento a qualquer dia e horário, além de acompanhar o andamento do processo.

A ordem de análise seguirá os protocolos de agendamento, obedecendo sempre a capacidade operacional do MTPREV.

Para acessar o portal, o servidor deve ter e-mail cadastrado no Sistema Estadual de Administração de Pessoal (Seap). Caso ainda não possua acesso ao portal, o servidor deve clicar na opção "esqueci a minha senha", e em seguida receberá um e-mail com um link para confirmar a alteração de senha. 

 Após a confirmação pelo e-mail, será enviada uma senha provisória, que, por segurança, deverá ser trocada no primeiro acesso.

Vale lembrar que o servidor que não tem e-mail cadastrado no Seap, deve procurar a gestão de pessoas de seu órgão de origem e fazer a solicitação.

A nova modalidade de agendamento proporciona mais praticidade ao servidor, que terá o seu pedido de aposentadoria registrado por ordem de protocolo, e poderá ser acompanhado pela internet.

    O Portal do Servidor é uma ferramenta disponibilizada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) em que o servidor ativo, aposentado e pensionista tem acesso ao holerite, histórico funcional, extrato de férias e licença-prêmio, vínculo funcional, contribuição previdenciária e cédula C, facilitando o acesso ao centralizar as informações sobre a vida funcional dos servidores públicos do Estado em um único local.

Aposentadoria remota

Outra novidade prevista para novembro é concessão da aposentadoria remota. A medida tem o objetivo de facilitar e melhorar os serviços ofertados aos servidores, e também será realizado mediante acesso pelo Portal do Servidor.

Assim, aqueles residem no interior do Estado não precisarão mais se deslocar à Cuiabá para se aposentarem. A concessão remota será opcional e, caso o funcionário público deseje, poderá se aposentar também presencialmente no MTPREV.

    Atualmente, após o agendamento, os servidores do interior precisam se deslocar até Cuiabá para efetivarem o processo de aposentadoria.

    Confira o passo a passo em anexo e saiba como fazer seu agendamento.

Comentários

Deixe Seu Comentário