- SÁBADO, 08 DE AGOSTO DE 2020

Reunião da Diretoria e Comissão Eleitoral definem propostas de alterações ao Estatuto do SISMA

A reunião aconteceu na última terça-feira (14/7) na sede do sindicato, contando com a presença da presidente interina Ana Cláudia Machado e os integrantes da Comissão Eleitoral eleita no dia 11 de julho, João Cândido (presidente), Josiane (secretária) e Roseli (membro titular).


A necessidade de algumas alterações estatutárias já vinham sendo apontadas desde o ano de 2017 quando aconteceu a eleição da atual diretoria, onde foi necessário a realização de duas eleições por não atingir quórum mínimo na primeira eleição (2/3 de eleitores) para validação do pleito.


Para validação da abertura das urnas para contagem dos votos, atualmente o estatuto prevê em seu Capítulo IX - DO QUÓRUM, artigos 74 e 75 a exigência de quórum mínimo de 2/3 de participação dos filiados na primeira eleição e caso não atingido, de 50% de eleitores participantes na segunda eleição.


Uma das propostas de alteração estatutária foi muito discutida nesta reunião, a questão da legitimidade da próxima diretoria eleita.


A proposta foi alinhada no grupo e vida diminuir o quórum mínimo para primeira votação de 2/3 de eleitores (votos de filiados) para 50% de eleitores votantes na primeira votação e de 50% para 40% de eleitores participantes caso seja necessário uma segunda eleição, e mesmo assim não atingido esses dois quóruns mínimos, eleger uma Junta Administrativa de caráter provisório.


Além disso, as demais propostas visam atender as necessidades em caráter emergencial a exemplo da pandemia da Covid-19, prevendo a votação e realização de assembleias gerais por meios eletrônicos.


A construção das propostas de alterações ao Estatuto que serão levadas a discussão e deliberação da assembleia geral extraordinária do próximo dia 27/7/2020 (segunda-feira) as 16:00 h, foi acompanhada e subsidiada com parecer do escritório de assessoria jurídica do sindicato Vaucher e Alvarez.

Comentários

Deixe Seu Comentário