- TERÇA, 22 DE OUTUBRO DE 2019

SISMA-MT APÓIA A CAPACITAÇÃO EAD PARA MEMBROS DAS COMISSÕES LOCAIS DE SAÚDE DO TRABALHADOR DA SES-MT


     Reuniram- se  nesta segunda feira 30/09/19, no nível central da SES, a vice presidente do SISMA MT,  Ana Cláudia Machado e servidoras da Gerência de Saúde e Segurança- GSS/SES MT, Ana Carolina, Márcia e Janete,    a fim de  apresentarem  o novo formato de capacitação para membros recém eleitos  das  Comissões Locais de Saúde do Trabalhador. 



    A GSS está realizando, em parceria com a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, a capacitação para os membros das CLST SES-MT no período de 03 de setembro à 04 de novembro.



    Vale  ressaltar que é a  primeira capacitação para CLST  na modalidade  Ensino a Distância- EAD, e contou com  valoroso 

 apoio da Coordenadoria de Tecnologia de Educação a Distância – COTEAD/ESPMT e   Coordenadoria de Gestão Pedagógica – COGEPE/ESPMT.



    O Público alvo são os trabalhadores da SES/MT eleitos ou indicados para compor as CLST em 2019 e objetiva  capacitar os membros para desenvolverem conhecimentos, práticas e responsabilidades necessárias para atuação nos locais de trabalho, conforme estabelecido na Política de Saúde e Segurança dos Servidores do Estado de Mato Grosso.



    A metodologia  Educação a Distância, com  Atividades teóricas e práticas realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) através da plataforma Moodle da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESPMT) contou  com  grande parte da  produção do material realizada  pela GSS,  com a participação voluntária  de diversos profissionais da SES-MT ,  alguns convidados que  fizeram e fazem parte da história da Saúde do Trabalhador na SES-MT),  e  auxílio de um estudante voluntário  de publicidade para gravação e edição de parte dos vídeos.



    A capacitação está  com uma  carga horária de 70 horas, distribuídas em três unidades de aprendizagem e  toda acompanhada e certificada pela ESP MT. 



    "A nossa gestão a frente do sindicato  tem em seu plano de ação a luta pela Saúde e Segurança do Trabalhador, contemplando diversas ações, tais como o  I Congresso da Carreira do SUS Estadual realizado em 2015, iniciativa premiada no InovaSUS,  o I Encontro do Trabalhador em 2018, a compra dos equipamentos e empréstimo pelo regime de comodato para que a gestão por meio da Gerência de Saúde do Trabalhador pudesse realizar a avaliação das unidades quanto as condições de trabalho, e assim  elaborar  os  tão esperado LTCAT e PPRA que são documentos essenciais para os processos de insalubridade, e para que se possa traçar estratégias que promovam a qualidade de vida do trabalhador,  prevenção de  acidentes, planejamento de ações de segurança  e poder proporcionar bem estar aos trabalhadores em seu local de trabalho. Recentemente lançamos com propósito  de Saúde e valorização  o Projeto Vida Saudável , com oferta de espaço, equipamentos e acompanhamento profissional na sede do SISMA em Cuiabá"  relata a vice presidente. 



    "Assim esperamos  avançar em várias frentes,  no processo de capacitação das CLST,  bem  como finalizar  a elaboração e implantação dos LTCAT e PPRA de todas as unidades da SES MT ainda em 2019, essa é uma das pautas que temos trabalhado junto a gestão da secretaria",  finaliza Ana Cláudia.

Comentários

Deixe Seu Comentário