- QUARTA, 18 DE SETEMBRO DE 2019

SISMA e SINPAIG se reúnem no MTPREV para buscar informações acerca de aposentadorias e pensões



A reunião aconteceu ontem (5/9) na sede do MTPREV, com a presença dos diretores Kaliane e Epaminondas e dos dirigentes sindicais Oscarlino Alves e Edmundo César.


Varios assuntos foram debatidos entre os presentes, com destaque a cobrança por parte dos dirigentes sindicais acerca do passivo previdenciário que alguns servidores aposentados e pensionistas tem a receber do MTPrev acima de 80 mil e a abertura da agenda para novas aposentadorias (fechada até dezembro/2019).


Kaliane mostrou relatórios de produção do MTPrev antes dos processos de aposentadorias eletrônicos (2008) e após como a implantação do sistema em dezembro de 2009.


Esses relatórios demonstram a evolução da produção após a implantação do novo sistema a partir de 2009, onde antes não se tinha uma média anual de 700 aposentadorias e hoje chega a uma média de 1500 aposentadorias ano.


Além disso os diretores do MTPrev apontaram vários agravantes para a sobrecarga na atual agenda de aposentadorias, tais como: a ameaça pela Reforma da Previdência com aumento da procura e ocasionando demanda reprimida, onde dezenas de servidores que agendam mas não comparecerem no dia marcado, servidores que fazem apenas simulações de suas aposentadorias mas acabam desistindo na hora de assinar, destros outros.


A diretora de previdência alegou estar no limite da capacidade de atendimento externo e disse que seria interessante que as próprias secretarias realizassem as simulações de aposentadorias de seus servidores, pois desafogaria o MTPrev e que já solicitou contratação de estagiários para auxiliar, mas por hora negado e fará matéria jornalística evidenciando o problema.


Em relação ao passivo previdenciário, Epaminondas e Kaliane esclareceram que em atendimento à Resolução n°23/2019 do Conselho de Previdência, estão estudando novos critérios para o pagamento dos passivos acima de 80 mil, represados no MTPrev por falta de recursos para serem quitados, e garantiram que abaixo desse valor estão pagando normalmente. 


Garantiram que os novos critérios de pagamentos poderão ser colocados em prática já nos próximos dias, o que proporcionará a esses aposentados e pensionistas receberem seus direitos.


Finalizando a reunião, ocorreu fato inusitado, com Kaliane, servidora de carreira da área meio e diretora eleita do MTPrev, se filiando ao sindicato de sua categoria, o SINPAIG.


Epaminondas ainda levou os dois dirigentes sindicais para visitar todas os colegas e instalações do MTPrev.

Comentários

Deixe Seu Comentário