- TERÇA, 20 DE AGOSTO DE 2019

SISMA participa de reunião na secretaria de saúde junto ao presidente da comissão de saúde da assembleia legislativa



Aconteceu ontem (7/8) uma reuniao do SISMA com o Secretario de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, Dep Estadual Paulo Araujo, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e com a secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Cristiane Cruz.


Na pauta foram discutidos as obras de reforma das unidades de saúde a exemplo dos Hospitais Regionais no interior, Adauto Botelho e SAMU. 


O secretário disse estar preparando novos projetos e processos licitatórios, inclusive para retomar a obra do hospital Adauto Botelho e já no dia 9/9 (sexta-feira) apresentará o projeto do hospital regional de Sorriso em visita ao mesmo, se mostrando preocupado também com as bases do SAMU Estadual e ratificando compromisso de melhoria dessas.


O sindicato voltou a cobrar a realização do Concurso Público para atender a Secretária de Estado de Saúde, devido a todo o déficit de mão de obra de caráter permanente coberto por contratações temporárias (precárias) e déficit previdenciário (MTPREV), onde Gilberto disse ter ciência desse grande legado que pode deixar através de sua iniciativa.


Oscarlino e Paulo pediram novamente a permanência dos servidores da SES cedidos à outras esferas, no termo de cooperação técnica com destaque aos cedidos à municípios mato-grossenses. Neste ponto a adjunta Cristiane disse que não está tendo outra alternativa que não seja o cumprimento da Lei de Carreira da Saúde (LC 441/2011) e solicitar o retorno dos servidores,  porque a lei permite a cedência por no máximo 4 anos. 


O deputado Paulo Araujo se comprometeu a solicitar urgência no trâmite e aprovação de projeto de lei de sua autoria que altera o dispositivo para tempo indeterminado das cedências, e desta forma permitindo nos casos essenciais à cooperação técnica acima dos 4 anos atuais.


Em relação ao pagamento de diárias (em atraso) e diárias a servidores em deslocamento com pacientes (em plantão nas unidades), o secretário pediu a Cristiane ação junto aos setores competentes para que se cumpra, pois já tem previsão legal para tal.


O SISMA pediu novamente a regularização nos pagamentos dos adicionais de Plantão e Noturno que estão em atraso. A adjunta reconheceu que a secretaria está se empenhando para colocar em dia essas obrigações e garantiu que não existem processos parados para assinatura na SES, e sugeriu que estes podem ainda estar nas unidades de saúde ou já para as devidas publicações no diário oficial e implantação na folha de pagamentos.


Por fim, o presidente do sindicato está se programando o deslocamento para se fazer presente à visita ao Hospital Regional de Sorriso juntamente com o secretário de saúde e comissão de saúde da ALMT.

Comentários

Deixe Seu Comentário