- SÁBADO, 07 DE DEZEMBRO DE 2019

SISMA - COMEMORAÇÕES

Foto: Alair Ribeiro/Mídianews


O Sisma - Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso, comemorou na quinta-feira (11), 30 anos de história.

Em publicação, a entidade destaca o campo de luta e vitórias.  

Confira na íntegra: 

Nessa mesma época foi criado o Instituto de Previdência – IPEMAT e a Fundação de Saúde – FUSMAT, com homens e mulheres de bem passando a integrar as forças de saúde do Estado.

Em 1986 é realizada a 8ª Conferência Nacional de Saúde e com isso a fundação da Associação dos Servidores da Saúde de Mato Grosso – ASSAMT.

A Constituição Federal de 1988, incorpora as principais resoluções da 8ª Conferencia, surgindo a partir um novo conceito de saúde pública para o Brasil, o SUS.

No dia 11/07/1989 a associação dá lugar ao Sindicato dos Funcionários Públicos da Saúde e Meio Ambiente de Mato Grosso, com a sigla SISMA/MT.

De lá pra cá já são 30 anos de uma brilhante história de luta sindical e ações sociais.

O SISMA ao longo de sua existência vem construindo uma organização sindical balizada na defesa incondicional dos direitos humanos e funcionais dos servidores públicos da saúde, primando pela lisura e transparência.

O SISMA representa a categoria mais completa da saúde pública, com 5800 servidores de carreira em 43 perfis profissionais de nível superior, 24 perfis de nível médio e 06 perfis de nível fundamental. Deste total, 3700 são ativos dentro das unidades de saúde, 2100 aposentados e pensionistas.

O SISMA é forte por seus 3.300 filiados, gerando empregos e renda no Estado, com 14 funcionários registrados distribuídos nas unidades próprias de Cuiabá, Rondonópolis e Cáceres e dezenas distribuídos junto aos prestadores de serviços.

A organização sindical do SISMA proporcionou 03 (três) sucessivos Planos de Cargos, Carreiras e Subsídios – PCCS, em 2000, 2004 e 2011.

O SISMA foi um dos sindicatos protagonistas da greve histórica de 2016, a GREVE DA RGA.

O SISMA proporciona lazer e diversão aos seus filiados na capital e interior com festas de confraternizações e clubes, com 03 (três sedes) próprias localizadas em Cuiabá, Rondonópolis inaugurada na atual gestão em 2018 e Cáceres que será inaugurada em agosto de 2019.

Além disso, na atual gestão firmou convenio com 09 (nove) clubes recreativos nas cidades polo de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Diamantino, Juína, Peixoto de Azevedo, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e com projetos futuros de expansão (só caracteres na tela).

O SISMA valoriza seus aposentados filiados, com a realização de encontros semestrais na sede em Cuiabá, onde já foram 05 (cinco) encontros temáticos.

O SISMA possui três grandes desafios:

    √ Sensibilizar os gestores públicos na implementação da Saúde e Segurança no Trabalho (só caracteres na tela);

     √  Na realização do Concurso Público que já inteira 17 anos sem realizar, trazendo problemas diretos na questão previdenciária e Formação Permanente do quadro efetivo (só caracteres na tela);

      √   Prestar serviços de qualidade aos seus filiados (caracteres na tela).

Agradecemos aos quase 3.300 filiados a confiança depositada mensalmente neste sindicato e agradecemos também a todos os dirigentes sindicais que ajudaram a construir esta história.

Parabéns a todos!

 

SÃO OS VOTOS DA DIRETORIA EXECUTIVA E COORDENADORES SINDICAIS REGIONAIS

Comentários

Deixe Seu Comentário