- DOMINGO, 21 DE JULHO DE 2019

SISMA participa ativamente da 9ª Conferência Estadual de Saúde


A vice-presidente Ana Cláudia Machado é componente da Comissão de relatoria buscando auxiliar no processo de organização dos grupos de discussão e das propostas a serem formuladas e aprovadas pela plenária, o SISMA-MT têm buscado contribuir em todas as ações do Controle Social no Estado através do Conselho Estadual de Saúde e suas Comissões temáticas, além de diversas Comissões que debatem melhorias para o SUS Estadual e para o trabalhador, como a CIST (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador), CIES - CIES - Comissão de Integração de Ensino e Serviço, dentre outras.


Para o Presidente Oscarlino Alves (Conselheiro de Saúde e membro de diversas Comissões) o Controle Social é de Extrema importância e extrapola o âmbito do SUS no tocante ao trabalho executado, onde interage com os mais diversos setores, como Educação, Assistência Social e demais órgãos estaduais, realizando um trabalho interinstitucional na busca de integração e parcerias que levem a uma melhora nas condições de trabalho e em consequência disso possibilite também a ampliação e qualidade no atendimento às demandas da população.


 2º dia - Manhã


A Conferência teve início com a composição da Mesa onde participaram o Conselheiro Carlos, o Ex - Conselheiro João Luiz Dourado (Sindicato dos Bancários/CUT) e o Promotor do Ministério Público Alexandre de Matos Guedes condutor do Eixo - l  cujo tema foi : Saúde como Direito. Esclareceu dúvidas e respondeu as mais diversas perguntas dos participantes sobre o processo de judicialização no Estado além de discorrer sobre o direito a saúde da população.


A mesa do Eixo – II Tema: Saúde Mental foi Coordenada pela Conselheira de Saúde do Estado, Leila Correa Melo, Palestrante: Drª Karine Wlasenko Nicolau Debatedora: Verônica Regina Xavier, onde foi debatido sobre os diversos temas que englobam a saúde mental e a dificuldade em se estabelecer um tratamento digno e humanizado aos paciente frente a nova política de saúde mental no País.


Na parte da tarde está previsto o debate do Eixo - III Tema: Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde, onde a mesa será Coordenada pelo Conselheiro Estadual de Saúde, Mário Lúcio Guimarães de Jesus, o  Palestrante será o Dr. Júlio Strubing Müller Neto, e debatedora: Euze Márcio Souza Carvalho que, acontecerá das 13h 30min à 14h 15min.


Das 14h15min às 14h45min será debatido o Eixo IV Tema: Financiamento adequado e suficiente para o Sistema Único de Saúde e a mesa será coordenada por Cleide Maria Anzil, a palestrante será a Servidora de Carreira do SUS Lucinéia Soares da Silva e o debate será conduzido pela também Servidora da Saúde Estadual: Luceni Grassi Oliveira.


Das 15h30min às 16h haverá um Coffee break, e das 16h às 17h acontecerá a composição de mesas para os grupos temáticos, finalizando o segundo dia do evento.


Clique aqui e veja galeria de fotos.

Comentários

Deixe Seu Comentário