- SEGUNDA, 18 DE NOVEMBRO DE 2019

Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso começa hoje e segue até sexta-feira

Na data de hoje (03.07), terá início a 9ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso, evento que é realizado a cada quatro anos, e o tema desta Conferência será “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso até a sexta-feira (05).

 O evento é organizado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-MT), órgão colegiado (instituído pela Lei Complementar nº 22/92).

Dentre os eixos temáticos, estão: Saúde como Direito; Saúde Mental; Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Os eixos objetivam possibilitar o debate democrático com os representantes da população (conselheiros de Saúde) onde propostas sejam elaboradas e ratificadas pelo coletivo para posteriormente integrarem as Políticas Públicas de Saúde.

O Coordenador da 9º Conferência informou que foram realizadas Conferências Municipais nos 141 municípios do Estado, em preparação para o evento no âmbito Estadual. “Em cada um desses encontros municipais, foram tiradas propostas para serem discutidas na Conferência Estadual, que contará com a participação de cerca de 880 delegados municipais eleitos e 250 observadores”, diz Edvande França.

O evento contará com a presença do Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT), Alexandre de Matos Guedes, o Secretário de Estado de Saúde e Presidente Nato do Conselho Estadual de Saúde, Gilberto Gomes de Figueiredo, e o Deputado Estadual de Mato Grosso e Presidente Comissão de Saúde Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, Deputado Paulo Roberto Araújo.



Programação


 
A solenidade de abertura da 9ª Conferência Estadual de Saúde será às 19h do dia 3 de julho com a Conferência Magna cujo tema central será: “Democracia e Saúde”. A Palestra será realizada pelo Mestre da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ronald Ferreira dos Santos, que também é Coordenador nacional do Movimento em Defesa da Saúde Pública.

Uma apresentação cultural seguirá a palestra e o encerramento do primeiro dia se dará com um jantar para os Conselheiros de Saúde participantes.

Todos os cidadãos estão convidados a participar do debate no momento mais democrático na esfera do SUS no Estado de Mato Grosso.

Clique aqui e veja programação completa. 

Conferência Nacional de Saúde
 
A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) será o maior evento de participação social no Brasil. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde.

O evento irá reunir milhares de Conselheiros de Saúde eleitos nas etapas Estaduais de todo o país e, acontecerá em Brasília, de 4 a 7 de agosto de 2019, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.

O tema central da 16ª Conferência é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como ocorre o processo de escolha de representantes para participação?

Os participantes são eleitos em etapas municipais, estaduais, territoriais e livres, obedecendo às regras regimentais que garantam a diversidade da população brasileira. Além da sociedade em geral, as etapas da conferência devem contar com participação de Conselheiros de Saúde Municipais, Estaduais e Nacionais, representantes de movimentos sociais e entidades do Brasil, seja em territórios urbanos ou rurais.

Comentários

Deixe Seu Comentário