- DOMINGO, 21 DE ABRIL DE 2019

SISMA participa do 1º Simpósio de Políticas Públicas: “Inclusão Efetiva dos Autistas em Mato Grosso”

Visando o debate dos desafios da inclusão de pessoas com autismo em Mato Grosso foi realizado na última terça-feira (02 de abri)l em Cuiabá o 1º Simpósio de Políticas Públicas: “Inclusão Efetiva dos Autistas em Mato Grosso”.


O evento ocorreu em período integral, das 8 às 18h,  no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, trouxe a Mato Grosso para falarem sobre o assunto, quatro professores doutores; a neurobióloga, Marta Pires Relvas; o psicólogo, Adilson de Souza; o professor de educação especial, Lucelmo Lacerda e o neurofísico, Elvis Lira da Silva .



A neurobióloga Marta Pires Relvas, é professora e pesquisadora do tema há 40 anos. Segundo Marta, o diagnóstico deve ser precoce e,  os pais devem observar, a partir do 1º trimestre de idade, o chamado “sorriso social”, quando a criança começa a olhar as pessoas diretamente e sorrir. A neurobióloga destaca que “se seu filho não olha nos olhos e sorri, não interage ao ser amamentado ou rejeita um brinquedo para ele brincar, é bom verificar”, alerta.


O Simpósio foi proposto por parlamentares do estado e reuniu, além de especialistas no assunto, políticos, membros do governo, do Judiciário, profissionais da área de saúde e educação, pais e familiares de autistas e a população em geral, gerando a participação de mais de 750 pessoas presentes para discutir o tema.


O Presidente do SISMA, Oscarlino Alves, participou do evento considerando-o excelente com palestras muito agregadoras e esclarecedoras no tocante a área lembrando ainda que o evento acontece em alusão à data decretada pela ONU, desde 2008, como dia Mundial da Conscientização do Autismo e se propões a discutir e conscientizar a todos sobre o tema.



Além de debater os desafios da inclusão de pessoas com autismo em Mato Grosso as inscrições (online), arrecadaram alimentos e fraldas que foram revertidas para a doação.


Galeria de fotos

 

Comentários

Deixe Seu Comentário