- TERÇA, 16 DE OUTUBRO DE 2018

Exames preventivos, palestras, caminhada e exposições são algumas das ações inseridas na programação do Outubro Rosa em Mato Grosso

Ao longo do mês de outubro são realizadas inúmeras ações visando à conscientização e alerta ao público feminino da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, e a partir de 2011, foi inserido também em vários estados o reforço aos exames preventivos ao câncer de colo do útero.

“Em Mato Grosso são realizadas diversas ações, pela Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas da Secretaria de Estado de Saúde (COAPRE/SES), que contam, mais uma vez, com apoio do SISMA/MT”, sintetiza a presidente interina do sindicato, Ana Claudia Machado.


A coordenadora da área técnica, Aline Regia Ferreira Ribeiro explica que “os municípios mato-grossenses atuam na ponta realizando diversas campanhas, para as quais são encaminhamos materiais informativos alusivos ao período, motivando o autocuidado”.

As ações em MT têm ainda a parceria do MT Mamma, associação de voluntários que auxilia pessoas com de câncer de mama, promovendo ações educativas, com atendimento psicossocial, dando orientação jurídica para acesso a complementares e demais ações que visam a disseminação de  informações e promoção de atividades voltadas ao bem estar e à autoestima daqueles que estão em estágios diferentes do tratamento.


A coordenadora de Programáticas e Estratégicas da SES ressalta ainda que mesmo com as ações em mídias sociais e o grande conteúdo divulgado na internet a coordenadora ressalta que ainda existe bastante desinformação nas campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença. “Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo,”, ressalta Aline.


AÇÕES


A abertura das ações relativas ao Outubro Rosa em Mato Grosso ocorreu na última quinta-feira (04.10) em evento conjunto em parceria firmada entre as Secretarias de Estado de Saúde e Educação. Este primeiro evento com a temática “Encontre tempo, ame-se!” trouxe ao público interno, formado por servidoras da Saúde e Educação, diversas palestras com personalidades do sexo feminino que trouxeram informações, empoderamento e acima de tudo renovaram a autoestima das participantes.


A abertura do evento ocorreu no dia 04 de outubro, e a programação seguiu até sexta-feira (05.10).


A coordenadora da COPRE/SES informa ainda que estão sendo preparadas duas palestras que serão realizadas no edifício sede da secretaria em Cuiabá, sendo uma com o médico oncologista Pedro Fontes no dia 15 de outubro, às 15h, sobre Câncer de Mama e outra com a psicóloga Sue Ellen Figueredo, que irá palestrar sobre o tema “Qualidade de vida em pacientes com câncer de mama”.

Além das palestras, consta na programação do Outubro Rosa as exposições "A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil" e "A Mulher e o Câncer do Colo do Útero" que estarão montadas nas dependências da SES.


A ideia é que o material das exposições sejam montadas também em locais públicos, e com grande concentração de pessoas, tendo por finalidade abordar os aspectos históricos, médicos e culturais das mamas e o do colo do útero, com foco especial no câncer e das ações para o seu controle no Brasil. “Estamos em articulação com o Shopping Pantanal e outros locais para montar as exposições, pensando em conscientizar a população, desmistificar a doença e estimular a busca por atendimento médico”, garante a coordenadora da COAPRE/SES.

As ações desenvolvidas pelo MT Mamma começaram no dia 30 de setembro com apresentação do sexteto de metais e Orquestra Sinfônica da UFMT, no parque das Águas em Cuiabá/MT.


De acordo com a programação divulgada pela associação as ações seguem por todo mês de outubro, de 01 a 28, em dois shoppings na região metropolitana da capital, sendo um em Cuiabá, o 3 Américas e outro localizado na cidade de Várzea Grande, onde serão comercializados produtos que visam arrecadar fundos para investimento posterior nas ações do grupo.


Estão previstas ainda para a Campanha do Outubro Rosa a caminhada pela saúde das mamas que ocorre na sexta-feira (12.10), às 15h, no Parque das Águas;  e também o MTMamma na Praça, no dia 26, das 8h às 17h, na Praça Alencastro.


No próximo mês o grupo realiza ainda a 10ª Macarromamma, jantar beneficente com desfile das assistidas que será realizado no Cenarium Rural, a partir das 20h.


HISTÓRIA


O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.

Comentários

Deixe Seu Comentário