- SÁBADO, 18 DE AGOSTO DE 2018

II Encontro do Fórum Permanente de Saúde será realizado no dia 31 de agosto em Cuiabá/MT

Com objetivo de promover maior integração entre as instituições e discutir a Rede de Atenção à Saúde no Estado de Mato Grosso será realizado no dia 31 de agosto o II Encontro do Fórum Permanente de Saúde, com o tema a “Transparência na Saúde - os Caminhos do SUS em MT”. O encontro organizado pelo Fórum Permanente de Saúde em parceria com o Ministério Público Estadual, OAB/MT, Movimentos Sociais e membros do Conselho Estadual de Saúde,  tem início às 8h, no auditório da Sede das Promotorias de Justiça da Capital, sito à Av. Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes, s/nº, no Centro Político e Administrativo, em Cuiabá.

A temática do evento surgiu a partir das rodas de conversas que teve a participação do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (SISMA), membros do Conselho Estadual de Saúde (CES/MT) e Movimentos Sociais, MPE.


São esperados no encontro, Promotores de Justiça, que atuam na área da Improbidade Administrativa e Cidadania, Conselheiros Municipais e Estaduais de Saúde, Magistrados, Defensores Públicos, Técnicos que atuam na Saúde Pública, Representante dos Escritórios Regionais de Saúde, de Movimentos Sociais, Conselheiros/ Servidores do Tribunal de Contas, Estudantes de Graduação na área da Saúde e Estudantes de Pós-Graduação que pesquisam temáticas relacionadas ao tema do encontro.


As inscrições para este importante evento na área da Saúde Pública são inteiramente online, e podem ser feitas até o dia 24 de agosto, CLICANDO AQUI.


De acordo com o coordenador do Fórum, Reinaldo Gaspar Mota, “o encontro terá como produto final a confecção de um documento e a instituição de um grupo de trabalho de abrangência estadual, com definição de agenda e outros encaminhamentos”.


Para a presidente interina do SISMA, Ana Claudia Machado que vem  acompanhando as reuniões do Fórum e participando da organização do evento, tanto o Encontro, como o Fórum, fazem parte de uma campanha em defesa do SUS lançada neste ano, e que busca mobilizar e qualificar setores da sociedade e instituições de controle para o fortalecimento deste importante sistema de saúde. “O envolvimento da sociedade como um todo representa a efetividade dos princípios organizativos do SUS, pois somente com a união conseguiremos forças para reivindicar as melhorias necessárias a este  imprescindível  sistema de saúde público. Por isso optamos pela construção de espaço democrático de diálogo e formação continuada, para proposições e ações resolutivas que garantam ao cidadão a transparência e probidade no uso dos recursos públicos, bem como a luta pelo direito à saúde. Contamos com a presença de todos, trabalhadores e população!”.


O encerramento das atividades do segundo encontro está previsto para as 17h.


Outras dúvidas e maiores esclarecimentos sobre o evento poderão ser obtidos no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MT), do MPE-MT, através do telefone (65) 3613-5157 ou do e-mail: ceaf@mpmt.mp.br, ou junto ao Fórum Permanente de Saúde, pelo endereço eletrônico: forumpermanetedesaudemt@gmail.com


PROGRAMAÇÃO


08h –
Acolhimento e Início dos Trabalhos


- Procurador de Justiça da Cidadania - Edmilson da Costa Pereira


- Promotor de Justiça/Coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio e Coordenador – Mauro Zaque de Jesus


- Ordem dos Advogados (OAB-MT) Comissão de Cultura e Responsabilidade Social – Karita Barbosa Borges da Silva


- Promotor de Justiça/ Coordenador do Núcleo de Defesa da Cidadania e do Consumidor – Alexandre de Matos Guedes


- Integrante do Fórum Permanente de Saúde: Professor Reinaldo Gaspar Mota


08h:40min –
Palestra: Os Caminhos do SUS  - Palestrante: Profa. Dra.Lígia Bahia - UFF


09h30min –
Intervalo


09h50min –
Abrindo as Contas do SUS: Análise da prestação das contas - Palestrante: Elda Mariza Valim Fim


10h:20min –
Diálogo e troca de experiências - Facilitador: Waldir Bertulio


12h –
Intervalo para o Almoço


13h:30min –
Apresentação Cultural - Bia Corrêa


14h –
Mesa: Fortalecimento dos Conselhos Municipais de saúde em parceria com os demais Órgãos de Controle


Debatedores:


- Ana Maria Boabaid - Vice-presidente presidente do CES/MT,


- Luceni Grassi - CES/MT,


- Geny Catarina Francisca Rodrigues Lopes - COSEMS/MT,


- Defensoria Pública de MT e


- TCE/MT


15h –
Apresentação de Propostas para fortalecimento do Controle Social - Facilitadora: Profa. Dra. Lígia Bahia


16h –
Encaminhamentos: Leitura e assinatura de documentos/instituição de grupo de Trabalho Estadual, definição de agenda, outros - Promotor de Justiça de MT Mauro Zaque de Jesus.

Arquivos para Download

Comentários

Deixe Seu Comentário