- SÁBADO, 26 DE MAIO DE 2018

CONGREPICS - 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública - PICS 3º Congresso Internacional de Ayurveda

O Ministério da Saúde, ao promover o I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E SAÚDE PÚBLICA tem a honra de acolher e apoiar o III CONGRESSO INTERNACIONAL DE AYURVEDA, ambos a serem realizados no Rio de Janeiro, no período de 12 a 15 de março de 2018. Os eventos buscam propiciar fóruns de discussão internacionais para integração e troca de experiências entre os profissionais e gestores das diversas práticas integrativas, do Brasil e de outros países. Espera-se participação efetiva de profissionais e docentes de saúde, gestores, representantes de organismos internacionais e outros ligados às práticas integrativas e complementares em saúde (PICS). A divulgação do local de realização do Congresso ocorrerá em breve.


As apresentações programadas contarão com nomes de referência no cenário internacional das PICS, confirmada a participação de representantes de instituições renomadas – como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) – e de inúmeros países que atuam e/ou têm interesse na utilização e propagação dessas práticas nos sistemas nacionais de saúde.


Haverá espaço para apresentação de trabalhos científicos por parte dos profissionais ligados às áreas das PICS – medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, ayurveda, homeopatia, plantas medicinais e fitoterapia, naturopatia, dentre outras. As linhas para submissão de trabalhos científicos a serem apresentados no Congresso estarão disponíveis em breve, bem como a programação completa do evento.


As inscrições para o evento se encerraram no dia 15 de janeiro. 


SOBRE O EVENTO


A crescente demanda da população brasileira para formulação de políticas direcionadas à institucionalização das abordagens terapêuticas integrais e dos recursos nelas utilizados ao Sistema Único de Saúde atende às discussões mantidas em foros nacionais, como as Conferências Nacionais de Saúde, e internacionais, como as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) aos Estados Membros.


As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), denominadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Medicinas Tradicionais e Complementares (MT&C), foram institucionalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que contempla diretrizes e responsabilidades institucionais para oferta de serviços em Homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Ayurveda, Medicina Antroposófica,, Naturopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Reiki, Yoga, Arteterapia, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Shantala e Terapia Comunitária Integrativa.


São 19 práticas que ampliam as abordagens de cuidado e as possibilidades terapêuticas para os usuários, garantindo uma maior integralidade e resolubilidade da atenção à saúde. Além de integrar essas práticas ao sistema oficial de saúde, a PNPIC apoia e dialoga com outras áreas transversais para o desenvolvimento de legislação e/ou normatização para oferta de serviços e produtos de qualidade, ampliando os conhecimentos relacionados e qualificando os profissionais envolvidos com práticas integrativas.


O Ministério da Saúde, ao promover o I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E SAÚDE PÚBLICA e o III CONGRESSO INTERNACIONAL DE AYURVEDA, nos dias 12 a 15 de março de 2018, na cidade do Rio de Janeiro, visa constituir fóruns de discussão internacional para integração e troca de experiências entre os profissionais e gestores das diversas práticas integrativas, tanto do Brasil como de outros países. O objetivo é ampliar o debate sobre a utilização e propagação dessas práticas nos Sistemas Nacionais de Saúde, aprofundar os conhecimentos e discutir os avanços das incorporações das práticas integrativas e complementares.


O I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E SAÚDE PÚBLICA marcará a estreita colaboração de organizações importantes: Ministério da Saúde e Câmara dos Deputados, por meio das Frentes Parlamentares Mistas de Práticas Integrativas em Saúde e de Educação. Receberá também apoio da International Academy of Ayurved, da International Maharishi AyurVeda Foundation, e da RedePICS.


Este Congresso possibilitará aprofundar os conhecimentos e discutir os avanços das incorporações das PICS nos cenários internacional e nacional, permitindo o compartilhamento de experiências quanto à sua implantação e gestão pelos países que já as contemplam em seus sistemas oficiais de saúde. Os quatro dias de evento contarão com grande variedade de informações difundidas e conhecimentos compartilhados por meio de palestras, workshops, e mesas redondas, vivências, espaços de cuidado em práticas integrativas e complementares.


A Programação Científica será dividida em blocos de concentração de pesquisa e atuação, nas diversas abordagens e recursos terapêuticos utilizados, além das questões relacionadas à implantação e gestão nas esferas municipais e estaduais.


O Ministério da Saúde acredita que este encontro será exitoso e permitirá avançar no campo de uma sociedade mundial que reconheça as Práticas Integrativas e Complementares, e seus praticantes, garantindo segurança, eficácia, efetividade, e valorizando a cultura dos povos tradicionais.


SITE DO EVENTO


Comentários

Deixe Seu Comentário