16 de março, dia nacional do ouvidor

Por força da Lei 12.632/2012 (DOU 15.05.2012), hoje se celebra o Dia Nacional do Ouvidor. A data se refere à criação da ABO (Associação Brasileira de Ouvidores/ Ombudsman), em João Pessoa, na Paraíba, no ano de 1995. Registre-se que a data já era comemorada desde 2001, tendo a lei o papel apenas de oficializa-la.

A previsão legal robustece o papel do ouvidor, cujo objetivo é garantir e dar voz, tanto interna quanto externamente, ao cidadão. Desta forma, o ouvidor transforma cada manifestação em importante ferramenta de gestão, recurso precioso para garantir um serviço ou produto de excelência.

O ouvidor dimensiona cada demanda de forma a garantir o exercício da cidadania e, com isso, garantir a preservação do estado democrático de direito.

O SISMA-MT buscando garantir o acesso aos filiados criou a Ouvidoria Sindical no ano de 2015, ampliando os canais de acesso para atendimento das demandas referentes aos assuntos relacionados ao trabalhador da saúde, buscando orientar e lutar pelos direitos dos trabalhadores recebendo reclamações, solicitações e elogios, encaminhando e acompanhando a demanda para ser resolvida.

A ouvidoria sindical realiza o atendimento presencial, por telefone (nos telefones do SISMA-MT), mantendo uma parceria com a Ouvidoria Geral do Conselho Estadual de Saúde (telefone: 0800 647-1213) objetivando publicizar o acesso integral à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

© SISMA-MT – 2021. Todos os direitos reservados.