- QUINTA, 14 DE DEZEMBRO DE 2017

Diretoria do SISMA/MT se reúne com servidores na sede do sindicato

Mantendo a proposta de atuação democrática e participativa junto aos servidores públicos da Saúde a Diretoria do SISMA/MT se reuniu na manhã desta terça-feira (21) com servidores Técnicos de Nível Médio. No diálogo que durou cerca de três horas representantes do sindicato e servidores debateram sobre as condições de trabalho, concurso público e disparidade salarial entre os cargos.

Logo no início da reunião o presidente do SISMA/MT, Oscarlino Alves informou que o debate para Reestruturação da Carreira do SUS Estadual consta na Agenda de Compromisso da Diretoria Sindical, sendo um dos temas abordados em recente reunião com o secretário de Estado de Saúde, Luiz Soares, ocorrida no dia 09 de novembro. No encontro o gestor da saúde manifestou-se favorável ao debate da pauta, e também deu aval para instituição do Grupo de Trabalho (GT) que irá tratar do tema.

Participaram do debate, além do presidente do Sindicato, os diretores Márcio Rios e Tatiana Neves, e os advogados Ana Lúcia Ricarte e Bruno Álvares que compõe o jurídico do sindicato, onde foi realizada a escuta e orientação das etapas de trabalho para realização do estudo para Reestruturação da Carreira do SUS Estadual.

O servidor Jeth Lins de Souza narrou que objetivo da iniciativa dos servidores se baseia na necessidade da participação em debates para a defesa dos servidores Técnicos de Nível Médio e Apoio do SUS, diante da defasagem salarial frente aos Profissionais Técnicos de Nível Superior. “Nosso objetivo é ser incluso no processo de debate, lutando pela valorização dos perfis Técnico Nível Médio e Apoio do SUS”.


A diretoria ouviu atentamente as pontuações realizadas pelos servidores, juntamente com os advogados, que também fizeram intervenções assinalando especialmente o cenário atual.

Oscarlino foi enfático ao afirmar que a divisão é apenas uma nomenclatura, e que a ação do SISMA/MT é feita em defesa da categoria da Saúde. “A Diretoria prima pela defesa da categoria, e não defesa de perfis, ou de nomenclatura de cargos. Buscamos atender de forma isonômica, ampla e irrestrita a todos os servidores públicos do SUS Estadual. Porém, é valido lembrarmos que há entraves e que precisamos estar muito bem preparados e municiados para levar o assunto à diante, promovendo o convencimento e chamando o interior para participar dos debates”, reafirmou.

O advogado Bruno Álvares reforçou a necessidade do debate com a base, e análise sistemática para promover o enfrentamento, se necessário. “Com base nas lutas históricas e no cenário atual afirmamos que todo direito se conquista com luta, e para isso estamos aqui, para municia-los e prepara-los”, sintetizou.

Para Ana Lúcia Ricarte que assessora o SISMA há mais de 2 décadas, o Jurídico está a disposição para colaborar com estudos, observando e auxiliando neste momento de debate e coleta de dados, promovendo acima de tudo a reflexão. “Temos nos reunido continuamente com a diretoria do SISMA/MT traçando panoramas e debatendo os fatos, e o intuito do Jurídico, assim como da diretoria não é desmotivar, mas sim promover o preparo para o debate e convencimento diante dos muitos discursos do atual governo”.

Arquivos para Download

Comentários

Deixe Seu Comentário