- SEGUNDA, 23 DE OUTUBRO DE 2017

SISMA/MT participa de encontro que discute reestruturação gerencial e de planejamento da SES

O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (SISMA/MT) participa nesta segunda-feira, 09 de outubro, do encontro organizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) que discute o processo de reestruturação gerencial que vem sendo implementado desde o mês de junho na secretaria. A abertura do evento ocorreu às 8h30min, no Hotel Fazenda Mato Grosso e contou com a palestra do Prof. Dr. Eugênio Vilaça Mendes, estudioso dos sistemas de saúde de todo o mundo, que discorreu sobre o tema “Redes de Atenção à Saúde”.


Participam do evento, técnicos da SES, equipe do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/MT), representantes da Casa Civil; do Gabinete do Governador Pedro Taques; da UFMT (Instituto de Saúde Coletiva); do Conselho Estadual de Saúde (CES); da Controladoria Geral do Estado (CGE); da Procuradoria Geral do Estado (PGE); e do Tribunal de Contas (TCE) e do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASS).


O presidente do SISMA, Oscarlino Alves, juntamente com as diretoras Ana Claudia Machado e Célia Campos (Cáceres), e o diretor Márcio Rios estiveram no período matutino do evento.


Para Alves o debate da reestruturação deveria ter sido mais participativo e democrático, principalmente, envolvendo o Conselho Estadual de Saúde, órgão máximo de deliberação do SUS Estadual, o que não foi feito. “A Gestão da SES têm mantido o Controle Social fora do debate, e trazido questões prontas, o que foge totalmente das premissas do SUS. Precisamos promover uma mesa de diálogo aberta, franca e democrática, principalmente, em relação ao gerenciamento das unidades da Saúde. O CES/MT já se manifestou contra a terceirização, mas na contramão das decisões do Pleno a secretaria mantém as OSS´s nas unidades hospitalares”, sintetizou o sindicalista.


Os debates continuam no período vespertino a programação continua, com as seguintes palestras: “Regionalização da Saúde em Mato Grosso”, a cargo da Doutora em Ciências Nereide Martinelli; “O Processo de Regionalização na Perspectiva da SES/MT e do Cosems”, pela secretária Executiva de Saúde da SES, Fátima Ticianel, e a secretária de saúde de Cuiabá e representante do Cosems, Elizeth Araújo; e “Os desafios e perspectivas na gestão regional do SUS em Mato Grosso”, tema que será abordado pelo professor Doutor Júlio Muller Neto.

Na última parte do encontro será realizado uma Mesa Redonda com a coordenação da secretária Executiva de Saúde, Fátima Ticianel, e a assessora técnica do NGER (Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados) Luceni Grassi de Oliveira.


GALERIA DE IMAGENS

Comentários

Deixe Seu Comentário